ALGUMAS OBRAS QUE JÁ SOFRERAM CENSURAS


VOCÊ SABIA QUE O RETRATO DE DORIAN GRAY FOI CENSURADO? 💁🏽‍♀️

Recentemente realizei a leitura desse clássico da literatura mundial e foi só quando peguei para ler e tive informações na edição que descobri que essa foi uma obra censurada por conter questões homossexuais, inclusive Oscar Wilde que era homossexual e chegou a ser preso por isso já que era considerado crime na Inglaterra do século XIX. Mas esse não foi o único livro a sofrer censuras ou ter proibições e trago uma lista de algumas obras que também já passaram por isso.

📍AS VANTAGENS DE SER INVISÍVEL: censurado nos EUA em 1999, na época de sua publicação por falar abertamente sobre homossexualidade e uso de drogas. 

📍ALICE NO PAÍS DAS MARAVILHAS: na China por colocar animais e humanos no mesmo nível hierárquico. 

📍ADMIRÁVEL MUNDO NOVO: chegou a ser banido de bibliotecas americanas por alegarem que incentivava a promiscuidade e o uso de drogas.

📍1984: censurado no período da Guerra Fria por questões políticas e por a verem como pró-comunismo. 

📍A COR PÚRPURA: foi banido de diferentes bibliotecas de escolas nos Estados Unidos porque tinham objeções aos temas de homossexualidade e violência contra a mulher. 

📍CAPITÃES DE AREIA: no Estado Novo, de Getúlio Vargas teve edições queimadas no ano da publicação, 1937.

📍HARRY POTTER: foi banido das escolas dos Emirados Árabes porque a justiça do país entendia que os livros iam contra os ensinamentos do Islã.

📍FAHRENHEIT 451: teve palavras apagadas na distribuição em escolas da Califórnia por serem consideradas obscenas e proibido em algumas bibliotecas por conter passagem onde a bíblia é queimada. 


❕Muitas outras obras já foram censuradas ou proibidas ao longo dos anos.


➡️ TU SABIA DESSAS CENSURAS? 

1 Comentarios

  1. Eu sempre achei que censura eram coisas que liamos somente nos livros de história... Semana passada, eu ganhei uma disco de rock nacional com um risco na faixa e um adesivo grande de CENSURADO.

    https://expressoliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Follow Me On Instagram