RESENHA: TERRA ALTA - JAVIER CERCAS


Gatilhos: violência, prostituição, luto

O condado de Terra Alta é um lugar pacífico. Com poucos habitantes, se poderia dizer que causa até mesmo tédio em quem por lá vive. A polícia pouco tem trabalho, já que crimes não são tão recorrentes por lá, mas acontece algo que mexe com essa rotina desse pacato local. Dois idosos são assassinados com resquícios de tortura. Eles eram pessoas influentes, donos de uma das empresas que geram inúmeros empregos na região, mas por que isso aconteceu e quem são os culpados?

Nessa investigação acompanhamos o policial Melchor Marín, que junto com colegas inicia as investigações desse caso. Melchor apesar de ser policial possui um passado conturbado, mas ele é obstinado e não irá desistir fácil de elucidar esse caso. 

O começo do livro me instigou bastante. Um homicídio num lugar pacato sempre me chama atenção e me vi envolvida na investigação, tentando já captar quem poderia estar envolvido nesse caso. Além de ter capítulos que mostram o andar da carruagem no caso, no momento atual, temos capítulos que nos dão um panorama do passado de Melchor, nosso protagonista e podemos assim, entender melhor o personagem. 

Achei bastante positivo o autor mostrar o passado do personagem porque permite que conheçamos melhor a sua personalidade atual através do seu passado um tanto quanto conturbado. Além disso, esse personagem central é um apaixonado por literatura e isso facilmente faz com que nós, leitores, tenhamos essa identificação. Gostei dos personagens no geral e consegui me envolver com eles. 

Gostei da leitura, mas em alguns momentos senti ela um pouco lenta e meio tediosa, como se não saísse muito do lugar, mas no geral, o livro me envolveu e foi uma leitura interessante. Ele possui reviravoltas, mas eu acertei em certa medida os culpados do crime em que gira o livro, mas isso não me desanima e eu fico até feliz de descobrir. Em suma, um livro que gostei, mas que apenas não foi dos mais cativantes por aqui.

0 Comentarios

Follow Me On Instagram