RESENHA: FÉRIAS EM TAIPEI - ABIGAIL HING WEN


!!! Gatilhos: violência contra a mulher, depressão

Ever Wong ama dançar e por ela, seria isso que faria pela vida inteira, mas seus pais não pensam o mesmo e planejaram todo um futuro para a filha. Ever terá de cursar medicina. Numa família imigrante nos Estados Unidos, os pais que deixaram a China em busca de uma vida melhor, esperam que o futuro da filha primogênita seja mais promissor que o deles, mas infelizmente eles não levam muito em conta os desejos dela. 

Depois de ser aceita em uma faculdade de dança e sua mãe descobrir, Ever é enviada para um programa de estudos durante o verão em Taiwan, serão oito semanas de estudos de mandarim, aulas complementares e o desejo dos pais dela, que ela se aproxime da cultura dos seus ancestrais. Mas lá, Ever vai encontrar muito mais do que isso. 

Esse livro me surpreendeu muito positivamente. Por ser um livro focado em um público mais jovem, já esperava que ele seria uma história leve, mas além de uma leitura fluida e típicas coisas adolescentes, ele aborda assuntos extremamente importantes. Aqui vemos toda questão de imigração, de como é ser um imigrante e o preconceito racial que os asiáticos sofrem de diversas formas. Questões importantes como a violência contra a mulher e a depressão, embora não sejam tão trabalhados, também são assuntos pincelados na história. 

Achei a evolução da protagonista muito bem feita e bonita. Mais do que dançar e ir contra os pais, o que Ever deseja é se encontrar e ela faz isso de uma maneira realista, errando e aprendendo. O livro também mostra o respeito que ela tem pelos pais, entendemos toda luta deles, e que o desejo deles pra filha é de que ela tenha um bom futuro, embora eles atropelem os desejos dela, a gente nota e entende que há amor ali. 

A história tem romance, tem clichês, tem diversão e emoção. Ever vai para o outro lado do mundo e com pessoas que ela nunca tinha visto antes, aprende a ser ela mesma. Se encontra, amadurece e entende que o mais importante é ser ela em todas as suas formas e partes. Ser o seu lado chinês e o seu lado americano. Se conecta consigo mesma e luta pelos seus sonhos deixando uma mensagem que aquece o coração. 


0 Comentarios

Follow Me On Instagram