FIQUE COMIGO | AYÒBÁMI ADÉBÁYÒ


NÃO HÁ PALAVRAS QUE DESCREVAM BEM ESSA HISTÓRIA...


Fique comigo foi uma das melhores leituras que fiz esse ano. Mais uma história de cultura nigeriana que me toca profundamente. Aqui o foco está no relacionamento entre Yejide e Akin, um casal que apesar de viver num país que permite a poligamia, sempre concordaram que o marido se manteria com apenas ela como esposa, já que seu casamento foi realizado na base do amor. 

Porém os anos passam e Yejide não engravida mesmo recorrendo a inúmeros médicos, chás, curandeiros e afins. As pressões por parte da família de seu marido começam a se tornar cada dia piores. E é quando uma segunda esposa é apresentada e imposta, que a narrativa se desenrola. Que preço essa mulher terá que pagar para salvar seu casamento, para ter o seu sonhado filho? 

Esse livro aborda não só a maternidade compulsória tão forte nessa cultura, mas o machismo, a violência psicológica, o luto, a religião, o tradicional versos o contemporâneo. Com personagens muito bem desenvolvidos, mas tão falhos, como somos todos nós, que por vezes fica fácil detestá-los, também conseguimos compreender por todo contexto. Há também passagens que mostra as questões sociais e históricas vividas na época na Nigéria, o que é super interessante. 

Os capítulos são alternados entre Yejide e Akin, e entre passado e o presente, nos proporcionando uma narrativa fluida e com perspectivas distintas e uma visão mais ampla dos acontecimentos. Um livro com uma história dolorida, que me fez sofrer, mas carregada de reflexões. Terminei a leitura emocionada e foi uma trama que me fez ficar um tempo após o término, refletindo. 

Nesse 20 de novembro, dia da Consciência Negra, fica aqui a minha indicação de leitura que tem tanto a nos levar a refletir. E lembre de ler e falar sobre autores negros em todos os meses do ano. 




0 Comentarios

Follow Me On Instagram