Resenha | O fabuloso e triste destino de Ivan & Ivana

Os gêmeos Ivan e Ivana nascem em uma pequena vila do Caribe. São criados pela mãe e pela avó. Eles possuem uma ligação intensa, mas começam a ver o mundo e a ter anseios de como o transformar de formas diferentes. Enquanto Ivana aposta nos estudos e em melhorar o seu destino, Ivan vai para o lado da revolta.

Mas eu não esperava que os irmãos fossem ter uma relação de amor romântico, que nessa história o incesto apareceria. E sim, algumas cenas foram incômodas. Não é algo que vemos com naturalidade, não é? Me senti incomodada sim, mas sabia que só ao final da história conseguiria entender ou pelo menos tentar, assimilar os sentimentos com a trama em sua completude. 

Para além desse tema tabu, a história vai além e durante boa parte dela não fiz ideia de para onde a trama caminharia. Com temas como colonização, religião, culturas, preconceitos, radicalização, essa é uma história que fala sobre sobrevivência. Sobre a busca de um lugar e uma vida melhor e mais justa. Apesar do incômodo com o tema tabu, com certeza a história me marcou a mais, com muito mais. Me surpreendi de como as coisas terminaram e me peguei durante horas após concluir a leitura, pensando nesse livro. 

Maryse aborda temas sensíveis, mas em nenhum momento ela busca nos dar respostas ou algum julgamento sobre eles, mas deixa ao próprio leitor fazer suas reflexões. Esse foi meu primeiro lido de Maryse Condé e eu me encantei com a sua escrita e com a forma que ela mexeu comigo. É difícil falar sobre a história, difícil colocar em palavras, sabe? 

Não vou dizer pra vocês que foi uma leitura que amei, mas com certeza foi bem marcante e não será uma trama esquecida. Recomendo a leitura pra quem quiser sair da zona de conforto. 

2 Comentarios

  1. A verdade é que nem todas as leituras nós amamos, mas todas de alguma forma acrescenta algo em nossa vida. Bjks

    ResponderExcluir
  2. Que bom que a leitura acrescentou de alguma forma.... Fiquei com vontade de ler por me tirar da "zona de conforto" a leitura tem que nos incomodar as vezes.

    https://expressoliterarios.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Follow Me On Instagram