GOSTEI X NÃO GOSTEI: A SONATA PERFEITA



Esse livro é dividido em três partes, as duas primeiras me agradaram, mas confesso que na última, a leitura deu uma decaída por aqui. Como foi uma leitura de altos e baixos, resolvi trazer o que me agradou e o que nem tanto. Para que entendam melhor, a história vai falar sobre uma grande amizade que surge na infância e dura o resto da vida, entre Gustav e Anton. E nós vamos acompanhando suas vidas e as consequências de suas vivências.


O QUE GOSTEI

Da narrativa: a trama viaja entre diversos tempos. A primeira parte na infância, a segunda anteriormente à ela - nos levando a entender algumas questões da trama - e a terceira, quando estão adultos e bem mais velhos. Achei uma boa dinâmica. 


Dos temas e suas reflexões: muitos temas aqui serão abordados. Conflitos políticos, conflitos familiares. Sentimentos reprimidos, não demonstrados, ocultos, confusos. Sexualidade. Os conflitos são ótimos para reflexões de variados tipos. Os temas e suas reflexões são mais profundas do que podem parecer. 


Acontecimento final: gostei do desfecho, deixou um sentimento agridoce em mim, que achei interessante. 


NÃO GOSTEI 

Algumas relações: alguns conflitos de relações eu gostei e acho que trouxe reflexões, mas algumas aproximações ao longo da trama me soaram forçadas. 


Terceira parte monótona: a última parte poderia ter sido mais, sabe? As duas primeiras senti com maiores propósitos, mas a terceira me passou aquela sensação de "encher linguiça". Não me agradou e senti tédio. 


Cena de assédio sexual/pedofilia não trabalhada: aqui deixo o alerta de possível gatilho. Uma cena que me pegou desprevenida, mas que acabou não sendo trabalhada da forma que acho que poderia. Senti que apenas aconteceu e deu.



⚠️ CONTÉM POSSÍVEL GATILHO: cena de assédio sexual/pedofilia 



🗣️ EM SUMA, FORAM ESSAS AS QUESTÕES QUE NÃO E ME AGRADARAM. UMA LEITURA BOA, MAS NÃO TANTO. E AÍ, TEM VONTADE DE LER? JÁ CONHECIA?


0 Comentarios

Follow Me On Instagram