Criar conteúdo nem sempre é algo fácil, não é mesmo? Além de criatividade, necessitamos conseguir expressar o que a gente sente com palavras escritas e isso pode ser uma tarefa assustadora e que causa muita insegurança. Por isso, após já ter anos na prática, me sinto apta a deixar algumas dicas sobre resenhar, que é o carro chefe de muitos criadores de conteúdo literário, certo? Além de fazer as resenhas do blog, curso jornalismo, e em minhas aulas, já tive que escrever várias resenhas que além de desafiadoras, valiam nota, o que deixa desesperador também (
Comece: parece uma dica boba, mas muita gente já me chamou pra dizer o quanto tem vontade de ter um espaço de conteúdo, mas por insegurança, não começa. Então, comece. É devagar mesmo e é de um espaço pequeno que a gente precisa pra começar a criar a nossa confiança. Tenha um espaço pra criar, seja blog, tumblr, instagram...
Resumo não é resenha: quantas vezes já vi publicações que anunciam resenhas e quando leio, me deparo com resumo. Existe uma diferença entre os dois. Resumo vai dizer sobre o que é a trama e ponto. Para que seja resenha, precisa que haja a sua opinião pessoal sobre a trama, sobre o tema, sobre como foi a leitura, enfim, você precisa de alguma forma colocar a sua visão da leitura no texto.
Organização e clareza: eu tenho uma fórmula na hora de montar as minhas resenhas e acho que a maioria usa essa mesma lógica, começo resumindo rapidamente a trama (a pessoa precisa entender do que se trata, não adianta só jogar a opinião sem inteirar quem vai ler, sobre a trama dessa história) e depois, insiro a minha opinião sobre a leitura. Dica importante pós finalização da escrita, leia novamente para perceber se o texto tem clareza e pense que as pessoas precisam entender o seu texto.
Praticar: não há nada como a prática para que a gente vá melhorando e ganhando confiança. Exercite a sua escrita, as suas resenhas, e o tempo vai nos dando as melhorias, o nosso estilo próprio e o nosso desenvolvimento.
Alguém para ler: todo mundo tem insegurança com texto que escreve. Eu ainda tenho, embora a prática já deixe essa tarefa mais fácil e confortável. Se está começando ou mesmo quem já tem mais experiência e tá inseguro, peça pra um amigo, pra um criador de conteúdo que conheça, dar uma lida pra você e dar a opinião. Já recebi pedidos assim e acho que é uma boa dica.
Opinião crítica: eu escrevo resenhas de toda leitura que faço, seja um livro amado ou um que não gostei tanto assim. Acho importante que a gente expresse a nossa opinião, as nossas críticas, porque isso é um boa forma de debates saudáveis e trocas de pontos de vista. Mas sempre lembrando de se expressar com respeito ao autor e todos envolvidos na produção dessa obra. O mundo com respeito sempre é melhor.
Sinceridade: essa dica é para todo mundo. Muitas pessoas por desejar parceria (o que é muito legal), por já ter a parceria (o que é mais legal ainda), acaba optando por falar bem de um livro por esse motivo, o que na minha visão, não é nada legal. Sempre, independente de parceria ou não, eu expresso o que eu senti, o que eu gostei e o que eu não gostei. Creio que quem me acompanha há algum tempo, já tenha percebido que eu "trabalho" dessa forma com meu conteúdo e a sinceridade é algo que eu prezo muito, até porque, nenhuma editora até hoje, das que eu tive parceria, pede que apenas elogios sejam feitos. Se alguma pedir, romperei esse laço. Mas essa é a minha visão pessoal sobre isso e vai muito da consciência de cada um, mas saiba que sentimentos sinceros podem ser sentidos mesmo por palavras escritas.
🗣️ Acho que essas são as principais dicas que poderia dar pra vocês e espero que alguma delas ajude vocês. Vocês gostaram das dicas, já se sentiram inseguros com seu conteúdo?
0 Comentarios