[Resenha] As garotas Madalenas | V. S. Alexander


O livro se passa na década de 60, em Dublin na Irlanda. Romance histórico baseado em polêmicas de dentro da igreja católica. É dentro do convento Irmãs da Sagrada Redenção que funciona uma lavanderia a base do trabalho das chamadas Madalenas, meninas e mulheres que foram enviadas por estarem "desviadas" do bom caminho. 

Acompanhamos como Teagan e Norma vão parar neste lugar. Duas jovens adolescentes com situações mal vistas pelos olhos dos pais e por eles, lá deixadas. Lá dentro elas farão amizade, mesmo que as condições para isso sejam complicadas. Tentarão escapar porque a vida lá dentro não é fácil. 

— Nós, mulheres, temos que aturar as crianças e cozinhar. É o que esperam de nós, mas eu tenho outros planos.

O livro nos mostra o tratamento rude, cruel e até de tortura com que as madres tratavam as mulheres que lá chegavam. É uma leitura densa e nos faz ver como a sociedade tratava mulheres que tinham outros objetivos além de servir ao lar. Naquela época situações tão comuns hoje, eram motivo para que as mulheres fossem enclausuradas e distanciadas da sociedade. 

A gente sofre junto com as personagens, tanto pelo abuso físico mas sobretudo, pelo psicológico. Mas apesar disso a leitura não fluiu tão bem quanto eu gostaria. Me peguei entediada em algumas partes da história já que ficamos lendo o dia a dia e as tentativas de fuga. Não consegui sentir uma conexão tão boa com os personagens, embora tenha sentido empatia e conseguido me colocar  no lugar delas. 

Porém, mesmo com as minhas ressalvas e não tendo conseguido curtir tanto a leitura como esperava, lembro que é um tema extremamente interessante e notamos que o autor estudou sobre o que escreveu. Vale lembrar que ele trata sobre um assunto católico polêmico. Assuntos polêmicos podem tocar na sensibilidade de alguns leitores. 


Os tempos mudam. Mais cedo ou mais tarde, todos nós mudamos. Se não formos capazes de mudar, morremos.

Acredito que o livro apenas não funcionou comigo. Já vi outras resenhas bem positivas sobre a obra, que como já disse, tem um tema interessante e que nos mostra o que as mulheres já sofreram por coisas minímas. Enfim, recomendo o livro para quem se interessar pelo assunto e desejo que a experiência de leitura seja melhor do que foi pra mim. 

Ficha técnica
Autor: V. S. Alexander
Editora: Gutenberg
Ano: 2019
Páginas: 288

NOTA: 3,5 / 5 🌟



0 Comentarios

Follow Me On Instagram