O clássico distópico lançado no ano de 1949 nos traz um mundo bem parecido com o que vivemos. Cercados por telas que vigiam a vida de todas, o povo é mantido sob o controle ferrenho do Grande Irmão.
Ficha técnica
Autor: George Orwell
Editora: Companhia das Letras
Ano: 2009
Páginas: 416
Winston leva uma vida normal para os padrões de Oceânia. Trabalha para o governo e sua vida se passa desaa única maneira, casa e trabalho. Em Oceânia os prazeres são pouquíssimos e claro, o estado observa toda e qualquer coisa que você faça ou fale.
O controle é absoluto. As famílias não são constituídas de nenhum sentimento. O sexo é visto apenas como a reprodução da espécie e nunca como apenas um prazer. As relações pessoais também são ditadas pelo Grande Irmão e qualquer deslize seu que possa ser considerado fora daquilo que o governo quer, pode ser motivo para punições.
O fato de ser uma minoria, mesmo uma minoria de um, não significava que você fosse louco. Havia verdade e havia inverdade, e se você se agarrasse à verdade, mesmo que o mundo inteiro o contradissesse, não estaria louco.
Porém Winston tem pensamentos que não devia. Ele desconfia da maneira que são tratados pelo estado e acredita que a vida podia ser muito além daquilo ali. Ele sabe, pelo seu trabalho, que até mesmo o passado que a população conhece é controlado pelo estado e começa a ter ilusões de junto com outras pessoas que talvez pensem diferente, como ele, possam mudar o rumo de suas vidas.
Ele conhece Julia e com artifícios para que não sejam descobertos, burlam o sistema e passam a ter encontros amorosos. Eles sabem, entretanto, que isso pode levá-los ao fim. Se descobertos podem até mesmo morrer.
É nessa atmosfera de tensão que esse clássico é escrito. Traz uma mensagem política e até mesmo amedontradora da sociedade. Se pensarmos bem somos vigiados de formas que nem sabemos hoje em dia e George Orwell quase previu como estaríamos vivendo agora.
Quanto à dor, só era possível desejar uma coisa: que ela cessasse.
Esses clássicos que se mantém atuais são incríveis. Mas apesar da trama ser boa, não consegui gostar o tanto que gostaria desse livro. Adorei o início e o final, mas o meio do livro me entendiou um pouco, confesso. Não consegui entrar na estória nem ter envolvimento com os personagens e isso não deixou que a leitura fosse das melhores pra mim. Mas entendo completamente o porquê dele ser tão adorado pelos leitores.
NOTA: 4/5 🌟
0 Comentarios