Ana e Ester se conhecem desde sempre. Ana é a parteira que, inclusive, trouxe Ester ao mundo. Estão no casamento de Ester e Filip quando as invasões na sua cidade começam. A Polônia cai nas mãos nazistas e o tormento para essas duas mulheres inicia.
Num primeiro momento elas vivem diferentes realidades. Ester é judia e junto com sua família, fica apartada nos guetos judeus. Ana, do outro lado, se junta a resistência, ela tenta ajudar da maneira que pode... Mas ambas irão, por diferentes motivos, ser enviadas para Auschwitz. Elas chegam juntas e juntas encontram forças para resistir aos absurdos nazistas.
Ler sobre esse período histórico sempre é doloroso. Nunca deixo de me afetar por histórias como essa. Mas apesar de todo sofrimento imposto e dos horrores dos campos de concentração, também há histórias como essas, de pessoas que não perderam a sua humanidade e fizeram o que estava ao seu alcance pra sobreviver e ainda ajudar.
Baseado em história real de uma mulher que ajudou tantas a darem a luz naquele ambiente insalubre, o livro emociona. Apesar de toda dor, sinto que ler ele nos mostra que ainda se pode acreditar na humanidade. Há tantos maus, mas há tantos bons.
0 Comentarios