Resenha | Para Ana, com amor

Larissa Siriani | Editora Alt 

SINOPSE: Ana Eduarda enxerga um corpo fora do seu corpo. Um corpo com proporções distorcidas aos seus olhos, uma casca marcada por rótulos. Decidida e obstinada, a jovem reserva para si listas e números para manter uma disciplina cruel em busca de uma magreza idealizada que não habita seu corpo. Um corpo que existe, resiste, insiste.

Depois de passar por um episódio marcante que abalou suas amizades, seu namoro e sua família, Duda rompe suas relações com o mundo e consigo mesma. Agora, a nova vida na faculdade de biomedicina parece ainda mais difícil e solitária e poderá retomar antigos hábitos e demônios. Isso até conhecer Kátia, uma amizade que pode ser sua ruína e sua salvação.


MINHA OPINIÃO: começo dizendo que esse é um livro importante, com um tema necessário e que precisa ser mais debatido. A sociedade impõe a nós, mulheres, padrões tantas vezes inalcançáveis de beleza, de estética e isso adoece. Adoece o corpo e sobretudo, a mente. Duda, a protagonista é prisioneira dessas questões, sua mente está gritando socorro. 

Além de mostrar como é a mente de quem vive com distúrbios alimentares, a autora também levanta outro aspecto importante dessa questão de saúde: os profissionais. Duda passa por profissionais que, infelizmente, não estão de todo aptos para lidar com a saúde dela quando a sua mente é a mais prejudicada. Há uma situação na história com um cardiologista, que me partiu o coração, sobretudo por saber que há muitos médicos que apenas tratam o paciente como mais um número a ser passado adiante. Isso, muitas vezes pode ser o gatilho de uma mente em tratamento, o gatilho para uma mente voltar a recair. Mostra o quanto buscar profissionais melhores pode ajudar no processo de um tratamento. 

Mas preciso confessar que a experiência de leitura não foi de todo satisfatória pra mim. Mesmo sentindo uma grande empatia pela Duda, não consegui sentir simpatia por ela. Ela age de forma grosseira com as pessoas e não acho que isso possa ser justificado pelas suas questões mentais. E pode soar hipocrisia de certa forma, já que gosto de personagens humanos e falhos, mas o egocentrismo, as grosserias e a imaturidade da personagem não me "desceram". Os personagens que mais aparecem são jovens de na faixa dos 20 anos, mas parecia que estava lendo personagens de 15, às vezes. 

A escrita da Larissa é muito fácil; li o livro em dois dias, mas em alguns momentos me senti cansada já que muitos capítulos acabam caindo em repetição. Certo que pode ter sido a intenção, faz sentir como se estivéssemos presos na mente da Duda, mas não deixou de me passar a sensação de cansaço. 

Enfim, apesar das ressalvas, ainda assim recomendo a leitura pela temática que aborda e pelas reflexões que levanta. Um nacional que vale ser lido e refletido, mas alerto que se você sofre com qualquer questão alimentar, esse livro pode ser um enorme gatilho. Não leia se for te fazer mal, não leia se estiver passando por algo assim. É sério, o livro é forte narrando os problemas e distúrbios alimentares. 


0 Comentarios

Follow Me On Instagram