Resenha | O mundo superior

SINOPSE: PRESENTE: Durante a pior semana da vida de Esso, um acidente o leva a um mundo inexplorado ― um lugar além do espaço ou do tempo, onde ele pode ver vislumbres do passado e do futuro. Mas se o que Esso vê lá for verdade, ele pode não ter muito mais tempo de vida, a menos que consiga usar seu novo dom para mudar o curso da história.

FUTURO: Rhia está cheia de perguntas sobre seu passado, nenhuma das quais ela espera que o novo professor particular de física responda. Mas dr. Esso não apareceu para ajudar Rhia a solucionar equações. Ele precisa da ajuda da garota para desvendar uma tragédia que aconteceu quinze anos atrás. Aquele que contém a chave não apenas para o passado de Rhia, mas para um futuro pelo qual vale a pena lutar.

O Mundo Superior é o primeiro livro de uma duologia afrofuturista que acompanha dois jovens, separados por uma geração, que vão desafiar o tempo em uma história eletrizante de ação e ficção científica. Os direitos da adaptação já foram vendidos para a NETFLIX, com produção e atuação de Daniel Kaluuya (Corra!, Não! Não olhe!).


OPINIÃO: Quando vi a capa e a premissa com viagem no tempo e representatividade negra achei que era um livro que eu deveria dar uma chance, mas infelizmente ele não funcionou comigo como eu gostaria. No começo ele me fisgou bem, sabe? Mas conforme fui avançando na história fui me sentindo desinteressada e acredito que muito por dois fatores: personagens que não me cativaram e muita física e matemática envolvida. 

Sobre os personagens eu gostei bastante do ambiente que eles estão inseridos, que é o lado de bairro da Londres, o lado mais periférico, aquele que não vemos na televisão com o lado turístico. Inclusive, um livro que traz falas com gírias. Com Esso, por exemplo, temos uma família composta apenas por mãe e filho, aquelas dificuldades de grana, de vida cotidiana e com a Rhia uma realidade de garota adotada que busca por saber mais de sua mãe e consequentemente de si mesma. Mas apesar de ter achado isso interessante, eu não consegui me importar com os personagens, me sentia indiferente a eles e isso atrapalha bastante na minha experiência de leitura em qualquer livro. 

Já as questões de física e matemática que são bastante inseridas me pareciam uma tortura. Como alguém do lado das humanas ler demais sobre isso realmente me desgasta e apesar de entender que são necessárias para as explicações do tema viagem no tempo, ficar lendo sobre as teorias de velocidade da luz me foi cansativo. 

É uma leitura realmente fora da minha zona de conforto e mesmo que eu sempre goste de ler coisas diferentes, esse aqui realmente não funcionou e faz parte. Acredito que ele possa funcionar com o pessoal mais acostumado com as altas ficções científicas e possui uma narrativa fácil. Acho que ele somente não combina comigo. 


0 Comentarios

Follow Me On Instagram