Quando um novo ano se inicia é normal vermos por aí, pessoas fazendo suas metas pessoais em diversas áreas da vida. E com os leitores não seria diferente. Há metas de variados tipos. As de números de livros que se pretende ler em tal período, as com objetivos mais específicos sobre os estilos de leituras que serão mais lidos, livros que se tem muita vontade de conhecer e ainda não foi possível, e por aí vai...
Mas como faço parte, através do meu trabalho de criadora de conteúdo literário, de um ambiente de muitos leitores, já vi muitos sendo pressionados e não lidando bem com as metas. Por isso, ao estipular essas metas, temos que lembrar de que elas precisam ajudar e não atrapalhar a nossa vida. Pensar na sua rotina, no seu ritmo de leitura e criar metas possíveis para si.
Não exija tanto de você, independente de qual tipo e área seja a meta. Pense em metas que possam entrar na sua rotina de forma gradual, acessível e que não "pesem" no seu dia-a-dia. E importante, não se compare com o coleguinha ao criar suas metas. E cuidado com as metas quantitativas, são elas que, geralmente, acabam se tornando uma pressão.
Se você já é um leitor assíduo, já tem esse hábito cotidiano as metas serão mais fáceis de serem cumpridas, mas se você ainda não tem esse hábito, faça dessa a sua meta. Adquirir o hábito de leitura, introduzir com calma e cuidado essa atividade. Então, as metas são muito úteis para cumprir objetivos, desde que elas não sobrecarreguem.
Para ajudar a pensar em hábitos/metas para se adquirir em 2023, trago essas ideias:
- Ler ao menos 30 minutos por dia
- Ler um livro por mês
- Ler mais nacionais (ou algum gênero literário específico)
- Ler mais livros escritos por mulheres
- Ler os livros comprados e nunca lidos da estante
- Reler livros favoritos
- Conhecer mais livros clássicos
- Dar oportunidade para autores independentes
- Descobrir novos autores para conhecer
Gostou das metas sugeridas? São apenas algumas ideias que podem ser o que você precisa para o novo ano que chegou. E me conta: você gosta de fazer suas metas de ano novo?
0 Comentarios