O SEGREDO DO MEU TURBANTE | NADIA GHULAM E AGNÈS ROTGER


E SE A ÚNICA FORMA DE SOBREVIVÊNCIA FOSSE SE TRANSFORMAR EM OUTRA PESSOA? 


Nadia só tinha 8 anos quando ameaças de bomba eram uma constante em sua vida e foi quando uma bomba dessas acertou a sua casa, que sua vida mudou para sempre. Com o corpo queimado e o rosto tendo sido deformado, Nadia viu a sua infância escorrer de suas mãos entre hospitais e dores, e sua família que era tão feliz, virou de cabeça para baixo. 


E após o Talibã tomar o poder em Cabul só os homens podiam trabalhar. Com o pai afetado mentalmente e o irmão morto, Nadia decide que ela vai se transformar pela sobrevivência da família. Ainda uma criança ela se veste com roupas masculinas e vai em busca de trabalho. Esses trabalhos dão para o mínimo do mínimo para ela e a família, mas Nadia segue e não desiste. 


A história de Nadia além de real, é inspiradora. Dolorida, mas inspiradora pela força que ela teve. Resistindo aos sofrimentos do corpo, a não poder ser ela mesma, as condições de vida precárias, ela resistiu. Enquanto eu lia, sofria com ela. Além de todas as dificuldades, ver uma menina ser discriminada pela sua aparência me doeu. Ver que a única coisa que ela queria era uma oportunidade. 


Sobre a leitura, apesar do tema, a narrativa é super fluida. A jornalista Agnès conseguiu passar muito bem a história de Nadia, e o texto ficou simples e de fácil compreensão. Temos notas de rodapé para explicar termos afegãos e isso ajuda muito durante a leitura. 


Eu só posso recomendar essa leitura. Eu amei conhecer essa história e mesmo para aqueles que não têm costume de ler não ficção, tenho certeza de que esse vai ser uma leitura fácil já que a narrativa é como a dos livros de ficção. 



🗣️ VOCÊ JÁ LEU ALGUM LIVRO SOBRE CONFLITOS DE GUERRA? 

0 Comentarios

Follow Me On Instagram