||RESENHA|| A viagem de Cilka | Heather Morris

✍🏽 Após enfrentar Auschwitz e sobreviver, Cilka pensava que poderia ser livre novamente, mas infelizmente isso não aconteceu. Os seus "libertadores", acreditaram que ela era aliada dos inimigos e agora uma nova prisão a aguarda.

Prisioneira da União Soviética, agora ela é enviada a uma prisão no Círculo Polar Ártico e novamente, vai sofrer e muito. Antes usada e abusada pelos alemães, presa por ter feito tudo por sua sobrevivência, agora sofre abuso nas mãos dos russos. 

💬 A história de Cilka é uma história de sobrevivência, resiliência e coragem. Uma mulher que luta pela vida dá maneira que pode, resistindo e fazendo o possível para que sua situação não fique ainda pior. Em Auschwitz, se "aliar" aos alemães e fazer suas vontades de bom grado, era um modo de conseguir sobreviver e foi apenas isso que Cilka fez, mas com essas atitudes, acabou sendo vista como traidora. 

Junto com outras mulheres, vemos as dores e as péssimas condições com que novamente são tratadas pela URSS. Tiradas de mãos tiranas e jogadas em outras que deveriam ser a salvação. 

Não amei o livro pelo simples fato de não ter conseguido me conectar como gostaria com a personagem principal. Apesar de sofrer com ela, não consegui a conexão. A narrativa também não me cativou por completo, mas isso é bem pessoal. Apesar de ser um relato baseado em uma história real, bastante dela é ficcional por falta de maiores conhecimentos. O que se sabe é por terceiros. 

A história vale a pena ser lida porque nos dá uma mensagem de esperança e de que devemos resistir sempre. 

🗣️ Você já conhecia esse livro? Gosta de história mais emotivas de superação e esperança? 


0 Comentarios

Follow Me On Instagram