No mês da mulher vemos inúmeros projetos, posts e leituras que evidenciam mulheres, mas lembro que apesar de todas nós lutarmos todos os dias pelos nossos direitos, espaços, respeito, há diferenças em nossas lutas.
A luta da mulher negra por espaço e respeito é diferente porque além de enfrentar o machismo, junto enfrenta-se o racismo. Por isso ressalto que é importante ler e importante ler mulheres negras.
Junto com esse lembrete, quero deixar três dicas de livros escritos por mulheres negras. Claramente, existem muitas e muitas indicações que eu posso e irei fazer na minha vida, mas separei essas pra hoje:
• Patrice Lawrence com Cores vivas, livro que fala de uma realidade bem distante de muito gente e claro, com protagonismo negro.
• Octavia E. Butler com Kindred, leitura que é impossível não tocar e te deixar angustiado. Kindred traz a escravidão com viagem no tempo, o que nos toca demais.
• Mel Duarte (org.) e mais outras vozes de mulheres brasileiras, negras com Querem nos calar. Um livro poético com textos que saíram do mais profundo dessas mulheres.
🗣️ Eu já li e leio mulheres negras (incluindo minha leitura atual), mas e você? Lê ou já leu mulheres negras? Já reparou na proporção de escritoras de destaque brancas em comparação com as negras? Tem uma autora negra pra indicar? Vem conversar comigo sobre isso...
0 Comentarios