[Resenha] Quem tem medo do feminismo negro?


Eis um livro que te coloca pra pensar. Pensar em seu papel como mulher e em como mulheres passam por diferentes problemas na sociedade devido a sua cor de pele.

No primeiro momento, a autora nos traz um pequeno relato de como foi a sua vida e como chegou onde está. Uma autobiografia daquilo vivido por ela, nos dando o começo da visão daquilo que será abordado em seus textos seguintes. Uma coleção de textos dela que foram publicados entre os anos de 2014 e 2017, originalmente no site Carta Capital. 


Compreendi que existia uma máscara calando não só a minha voz, mas minha existência.

De fácil entendimento e acompanhamento, Djamila nos faz enxergar um óbvio, mas que muitas vezes não paramos para pensar e questionar. Djamila nos mostra como o feminismo não é igual para todas as mulheres e como as questões negras são ainda mais profundas para se pensar em nosso país.

A leitura desse livro me fez pensar em algumas coisas que nunca haviam passado pela minha cabeça. E isso é o máximo. Repensar o que já falamos, como agimos e como não reparamos em que atitudes e situações que além de machistas são racistas.


E quando não se sabe de onde vem, é mais fácil ir para onde a máscara diz que é seu lugar.

Além de pensar em nossa luta pelos nossos direitos, nos dar conta que não é toda luta igual e que precisamos entender isso. Para quem não leu ainda um livro que fale sobre essas questões, assim como era o meu caso, acredito que começar por esse da Djamila seja um ótimo caminho. Um livro que inclusive pode ser lido aos poucos e com isso deixando as reflexões acontecerem.

Ficha técnica
Autora: Djamila Ribeiro
Editora: Companhia das letras
Ano: 2018
Páginas: 152
NOTA: 5 / 5 ⭐




0 Comentarios

Follow Me On Instagram