As aventuras de Alice no país das maravilhas é uma obra infantil, mas que adultos também adoram e que abreviamos geralmente para simplesmente Alice no país das maravilhas. Sua primeira publicação aconteceu em 4 de julho de 1865, escrita por Charles Lutwidge Dodgson.
Imagem do desenho de 1951 |
Sob o pseudônimo de Lewis Carroll, seu livro se transformou em um grande clássico da literatura inglesa e mundial. Adaptado inúmeras vezes às telas de cinema e ao teatro.
Sinopse: Quando decidiu seguir um coelho que estava muito atrasado, Alice caiu em um enorme buraco. Só mais tarde descobriu que aquele era o caminho para o País das Maravilhas, um lugar povoado por criaturas que misturam características humanas e fantásticas, como o Gato, o Chapeleiro e a Rainha de Copas - e lhe apresentam enigmas.Mas esse clássico não fica em um só livro, temos a continuação: Alice através do espelho e o que ela encontrou por lá ou Alice no país dos espelhos. Essa segunda obra é de 1871. Mas apesar de ser uma estória de fantasia infantil, há críticas sociais em ambos os livros contra a postura inglesa, moralista, da época.
Imagem do filme de 2010 |
- A obra teve origem em um passeio de barco, quando Lewis Carroll queria distrair crianças e começou a contar esta história sem pretensão alguma.
- Uma das três crianças que estavam no barco, se chamava Alice e ela gostou tanto de estar na narrativa que pediu que fosse escrita.
- Escritor, lógico e matemático, o autor traz enigmas matemáticos em seus livros
- Existe uma doença que se batizou de Síndrome de Alice no país das maravilhas. É isso mesmo! Ou também conhecida como Síndrome de Todd, provoca alucinações, distorções na visão (alguns objetos ganham novas proporções) e há sentimento de que as horas passam lentamente. Curioso, né?
- Várias coisas que têm no livro são inspiradas em coisas reais da vida do autor. Por exemplo, a árvore do Gato Risonho.
- Reza a lenda que a rainha inglesa, Victoria era apaixonada pelo livro.
- A primeira adaptação cinematográfica é de 1903 e dura 12 minutos, o que para a época era muito.
Quanta curiosidade bacana! Eu adorei pesquisar sobre este clássico e trazer para vocês e acabei ficando com mais vontade de ler esse livro. E vocês? Curtiram saber mais sobre ele?
0 Comentarios