Em Livre para recomeçar nós conhecemos Anastácia. Ela casou bem jovem, com ilusões de um grande amor, mas descobriu que o casamento se transformou num pesadelo. Vítima de violência doméstica, Anastácia se viu presa a um monstro. Mas é quando ela descobre os negócios ilícitos do marido, que acaba sendo mandada a um manicômio para que não o delate nem gere algum escândalo.
Em contra partida, conhecemos Benício, que junto com o irmão paterno, precisa reconstruir a vida longe das garras do pai. Os dois foram tratados mal, por serem filhos ilegítimos. Um de uma prostituta e o outro de uma escrava.
Alguns dias são mais difíceis do que outros, mas é nesses momentos que descobrimos com quem realmente podemos dividir a nossa dor.
Após anos no hospício, Anastácia é liberada quando o Conde de Vienne, seu marido, morre. Ela e a irmã dele, recebem a herança e juntas desejam dessas posses, fazer algo de bom para outras mulheres. E claro, cruzam com o caminha de Benício e seu irmão.
Além do romance, claro, o livro da Paola me surpreendeu por fugir de todas as tramas que já li do gênero. Traz temas extremamente importantes, como a violência contra a mulher, a sociedade machista, a amizade, o racismo e a luta dos negros pela liberdade. Paola me conquistou aí. Um livro de época que conseguiu trazer a representatividade, dando também protagonismo aos negros.
Para além dos temas, a escrita também é ótima e fluida. Com capítulos intercalados entre Anastácia e Benício. O casal é cativante e com certeza, de todos os romances de época que já li, Benício é o melhor mocinho. Os personagens de secundários também são muito bem trabalhados e cativantes. Algumas partes do livro foram um tantinho tediosas, mas essa é minha única ressalva quanto a ele.
Às vezes, o mundo abafa nossos sonhos com tanta força que deixamos de acreditar que somos capazes.
O livro também apresenta personagens históricos reais, como D. Pedro II e princesa Isabel, o que deixa a leitura mais interessante também. Meu primeiro romance de época nacional e adorei a experiência.
🗣️Você acha legal os romances de época que fogem do clichê e que trazem representatividade? Já leram esse ou tem vontade?
Autora: Paola Aleksandra
Editora: Essência
Ano da edição: 2019
Páginas: 400
Autora: Paola Aleksandra
Editora: Essência
Ano da edição: 2019
Páginas: 400
1 Comentarios
Oi! Eu conheço a Paola mas nem sabia sobre o que o livro era até sua resenha. Vi algumas resenhas negativas quanto ao primeiro, mas eu fiquei animada ao saber mais desse. E a capa é linda!
ResponderExcluirBeijo
https://www.capitulotreze.com.br/