[Resenha] Skyward - Conquiste as estrelas | Brandon Sanderson


Um livro de ficção científica distópica. A Terra não existe e agora os humanos que conseguiram sobreviver, vivem em Detritus - novo planeta conquistado, porém sofrem com constantes ataques, do que eles chamam de Krell (alienígenas). Ninguém sabe muito bem o que são essas criaturas, mas precisam se defender para a sobrevivência do povo. 

A organização que "forma" os pilotos que irão usar as naves espaciais, a FDD, está recebendo novas turmas de cadetes e entre eles, se encontra Spensa (Spin), uma garota de 17 anos que foi a vida inteira assombrada pela fama de covarde de seu pai. Na FDD, o piloto que ejeta de sua nave é assim considerado, mas para Spin essa história é mal contada e ela acredita que não foi isso o que aconteceu com o pai. 

Algumas vezes, as respostas de que precisamos não combinam com as perguntas que fazemos. E, algumas vezes, os covardes fazem os sábios de tolos.

Por ser filha de quem é, a admissão de Spensa só foi possível pela influência de um antigo companheiro de seu pai, mas apesar de Cobb dar esse voto de confiança a ela, a almirante, Ironsides - que também era da tripulação do pai dela - vai fazer de tudo para dificultar a vida da cadete e tentará a todo custo que a jovem acabe desistindo. 

Essa é a trama geral do livro que além da ficção científica e distopia, traz um pouco do YA (young adult - livros adolescentes). Li algumas resenhas de leitores que já tem o hábito de ler o gênero sci-fi e talvez para esses, o livro não seja dos melhores, mas para mim, que não lê quase nada disso, preciso dizer que amei. A escrita do Brandon é fluída e me fez querer estar pilotando na esquadrilha Celeste junto com os cadetes e com certeza me fez ter vontade de ler mais do gênero. 

As pessoas precisam de histórias, filha. Elas nos trazem esperança, e essa esperança é real. Se esse é o caso, então o que importa se as pessoas das histórias realmente existiram?

E mesmo os personagens sendo mais jovens, achei que eles foram bem construídos e apesar de atitudes, às vezes mais bobas, que fazem parte da idade, gostei demais de cada um deles. O livro tem muito humor e uma nave com inteligência artificial que tem a capacidade de conversar com os humanos, e M-Bot é uma das melhores partes dessa história. 

Além de aventura, o livro também traz mensagens pra gente com a Spensa, como os fardos que por vezes os pais deixam e que os filhos precisam carregar. Spensa é corajosa, divertida e não desiste de seus sonhos. Ela não se entrega apesar das dificuldades e é isso que levarei comigo dessa personagem. Uma força feminina que me marcou. 

Legados, lembranças do passado, podem nos ser muito úteis. Mas não podemos deixar que nos definam. Quando a herança se torna uma caixa, em vez de uma inspiração, é porque já foi longe demais.

Humor, drama, aventura. Brando Sanderson conseguiu me conquistar e me deixar com um gostinho de quero mais. Aliás, esse seria um ótimo livro para ter uma continuação e eu ficaria muito feliz se pudesse reencontrar a esquadrilha Celeste e saber o que o futuro, que ficou incerto, ainda reserva. 

Ficha Técnica
Autor: Brandon Sanderson
Editora: Planeta 
Ano: 2018
Páginas: 400

NOTA: 5,0 / 5 🌟


1 Comentarios

Follow Me On Instagram