VOCÊ SABE QUEM FOI CAROLINA MARIA DE JESUS?


Carolina foi uma das primeiras escritoras negras do Brasil e é considerada uma das mais importantes. Carolina é muito conhecida pela sua obra chamada Quarto de despejo, que por sinal, é o meu livro nacional favorito. Um livro que conta a rotina de uma moradora de favela, que para dar de comer aos filhos sobrevive como catadora de papel. E essa era a vida dela. Seu livro era o seu diário pessoal. 

Além de toda dificuldade de vida, Carolina registrava o seu cotidiano. Mesmo com pouco estudo, Carolina sabia do valor da leitura e sem saber, deixaria um legado e obras que até hoje são estudadas, tanto no Brasil quanto no exterior. Quando um jornalista descobriu seus escritos, a ajudou e isso a tornou um sucesso em 1960. 

O livro esgotou a primeira tiragem em uma semana proporcionando uma melhoria na vida da autora e de seus filhos. Quarto de despejo foi traduzido para mais 14 línguas. Mas além da sua obra mais famosa, Carolina também tem muito mais a nos oferecer, e a Companhia das Letras nos traz 'Casa de alvenaria' com dois volumes. O primeiro volume é Osasco e o segundo, Santana. Os dois são registros dos diários de Carolina logo após ela sair da favela de Canindé, quando seu livro Quarto de despejo já lhe rende frutos.

E eu tive o prazer de receber aqui em casa essas duas edições que estão lindas. Os conteúdos são inéditos ou estão fora de circulação há anos. E além dos registros, ambos os livros contam com introdução de Conceição Evaristo, outra grande escritora brasileira e de Vera Eunice de Jesus, filha de Carolina. Já iniciei a leitura do primeiro volume, que irei lendo aos poucos e sei que essas obras serão mais duas grandes leituras por aqui. 


JÁ CONHECIA CAROLINA MARIA DE JESUS? SENÃO, EU TE ACONSELHO A CONHECER. 

0 Comentarios

Follow Me On Instagram