Resenha | Oliver Twist


Meu terceiro contato com o autor e o meu livro favorito dele, até então. Oliver Twist conta a história de um menino que ficou à própria sorte na vida, quando sua mãe morreu logo no parto.

Oliver viveu seus primeiros anos aos cuidados de uma paróquia, que na verdade, não tinha cuidado nenhum com aqueles aos quais chamavam de indigentes. Um lugar que deveria ser de acolhimento e amor, foi um lugar no qual ele sofria maus tratos. E foi doloroso ler como um órfão era tratado, porque sim, esse é o retrato de uma época embora fictício. 

E a sorte de Oliver parecia que não existia. Ele viveu uma infância de desgraças e até com uma gangue de bandidos se viu envolvido. E quando não era uma coisa era outra para fazê-lo sofrer. E como eu sofri junto com ele e também como torci para que essa sorte mudasse.

Mas para além de uma trama que fala sobre as mazelas de um órfão, é também uma história que carrega muita crítica social. Um livro que leva a pensar sobre preconceitos, sobre o julgamento social e a desigualdade, que leva a tantos por caminhos tortos aos quais muitas vezes julgamos, mas não cogitamos pensar nos por quês. Nos lembra que pessoas com autoridades nem sempre são as melhores e que podem abusar de seus cargos de poder. 

O livro conseguiu me chocar com acontecimentos finais que eu definitivamente não esperava, e apesar de achar que o final não precisava ser tão corrido, mesmo assim não perdeu seu brilho pra mim essa história. Além de Oliver, me envolvi com os demais personagens e pude ter o coração finalmente aquecido no concluir dessa história. Foi uma experiência incrível e que levarei no meu coração.

1 Comentarios

Follow Me On Instagram