[Indicando Clássicos] Dom Casmurro

Olá, leitores do meu coração! Hoje venho aqui para mais uma indicação de clássico. E o escolhido da vez é o brasileiríssimo, Dom Casmurro. O romance escrito por nosso famoso, Machado de Assis é do ano de 1900 e até hoje meche com o coração e com a cabeça de muitos leitores. 

Fanarte de Wagner de Souza
Dom Casmurro nos traz a estória de Bento Santiago, o narrador da trama que é contada em primeira pessoa. Bento escreve sobre sua vida. Suas reminiscência de juventude, a vida no seminário, seu caso com Capitu e o ciúme que surge dessa relação. Essa trama toda é ambientada no Rio de Janeiro, no Segundo Império. O autor em sua escrita trouxe elementos como a ironia e a intertextualidade. 

Ao longo dos anos esse livro teve inúmeras adaptações para outros tipos de mídias, vários estudos se sucederam sobre a obra e inúmeras interpretações foram feitas, mas a questão da vida é: Capitu traiu ou não traiu Bentinho? 

Machado de Assis
Curiosidades sobre a obra:
  • Dom Casmurro é o sétimo livro de Machado de Assis
  • O livro já teve uma versão para cegos publicada por meio de um site. 
  • O livro gerou o interesse de psicólogos, psicanalistas e até os estudos feministas.
  • Até hoje as obras do autor figuram com leituras obrigatórias, não só do Brasil, como do mundo. 
  • O nome da personagem Capitu, na verdade é Capitolina.
  • Machado de Assis era um excelente jogador de xadrez.

Essas foram algumas curiosidades que pude encontrar para trazer para vocês, mas a questão toda deste post ainda é: Capitu traiu Bentinho? O que você acha?



0 Comentarios

Follow Me On Instagram