Resenha | Meridiana

Uma família negra de favela que alcança o sonho de sair de lá. Ernesto, Aurora e os três filhos se mudam para o centro da cidade. Ernesto lutou por isso, para dar algo de diferente à sua família, diferente daquilo que ele viveu e via todos os dias. Mas ao longo desta vivência fora dos seus lugares de origem, essa família irá perceber que nem tudo muda quando se muda de lugar. Que nem tudo serão flores e que eles não poderão impedir os filhos de terem sofrimentos na vida. 

Eliana Alves Cruz mais uma vez escreve uma história que não permite ao leitor sair ileso. Numa trama que fala sobre as desigualdades sociais e sobretudo, raciais, seja explícita ou implícita, acompanhamos os anos passando e as vicências de cada um dos personagens dessa família e de como eles lidam e escolhem seus caminhos. 

A narrativa é dividida em um capítulo para cada personagem e a narração não tem uma lineariade fixa. Porém, o leitor tem um vislumbre de toda a vida de cada um dos que compõem esse lar, desde a infância, percorrendo a maturidade dos anos, as mudanças que vêm com eles e as consequências das escolhas que fizeram. 

Me conectei com essa leitura de cara. Já comecei a ler sabendo que era bem provável que saísse amando e, assim foi. Eliana escreve vivências que podemos encontrar em tantas esquinas do nosso país. Esquinas de norte à sul. São questões familiares e sociais comuns, que podemos não ter vivido, mas reconhecemos como familiar. 

Um drama familiar com as questõe sociais entrelaçadas nas relações. E talvez você vá gostar mais de um ou outro personagem, mas o certo é que conseguimos entender cada um deles e perceber que nenhuma das escolhas foi fácil em suas caminhadas. Consegui sentir empatia pelos pais e consegui empatizar com os irmãos e as dificuldades deles em se adaptar ou mesmo, com as escolhas que leveram aos caminhos mais fáceis para eles. Como julgar?

Um livro sobre vivências, sobre identidade, sobre família, sobre o social e o íntimo. Um livro forte, que faz sentir tanto em poucas páginas e que vale a pena, com certeza, ser lido. 


0 Comentarios

Follow Me On Instagram