SIRVA-SE DE MEDO NA MESA DO LOBO
Rosa Sauer levava uma vida tranquila em seu primeiro ano de casamento, quando infelizmente a guerra veio e levou seu marido para a linha de frente como soldado. Morando com os sogros e sofrendo com a ansiedade do perigo que seu marido estaria passando, ela não esperava que seria recrutada para ser uma das provadoras.
Rosa e suas colegas são servidas da mesma comida que alimenta Hitler. A tarefa delas é serem as provadoras para o caso de uma possível tentativa de envenenamento, se tentarem assassinar Hitler por veneno, quem morre são elas.
Baseado na história real das mulheres que realmente faziam esse trabalho, vamos acompanhar um ponto de vista sobre a Segunda Guerra diferente dos mais habituais que são os dos campos de concentração. Aqui, a narrativa parte de uma alemã, que também foi vítima das crueldades do governo nazista. Perdeu os pais em bombardeios, tem o marido no fronte da batalha, é obrigada a arriscar a vida já que não há nenhum meio de recusar essa tarefa.
Um romance histórico cheio de segredos, perdas e resiliência. A trama narra acontecimentos do passado e do presente, aos poucos vamos nos apegando à Rosa. A trama não é cheia de acontecimentos, mas me cativou. Acho que por narrar a história de uma mulher alemã, acaba sendo uma narrativa mais leve se comparada à outras que passam nesse mesmo contexto.
Além de Rosa, pensar na vida dessas mulheres que recebiam tão pouco para encararem a morte de frente. A maioria sem seus maridos presentes, com filhos, vivendo as incertezas da guerra. Vivendo amores e desamores conflituosos, que serviam às vezes para apenas um momento de normalidade, para suprir faltas, amenizar ansiedades. Mulheres que comiam da morte, tentando sobreviver.
0 Comentarios