Se você nunca leu um livro sobre uma cultura totalmente diferente da nossa, ainda não levou o famoso choque cultural enquanto lia e é sobre ele que venho falar hoje, porque precisamos levar em consideração a cultura da trama que estamos lendo. Por que eu digo isso? Porque já me deparei com resenhas e opiniões sobre livros culturalmente diferentes de nós, sendo criticados de forma negativa exatamente pela cultura.
Eu sei, tem coisas que pra nós soam "ridículas" de acontecerem, mas que ainda, em pleno século XXI acontecem de verdade em outros lugares. Acho que sobretudo em questões de machismo, que no oriente é bem pesado em muitos lugares e se a gente ler livros desse contexto, sejam eles fictícios ou não, vão estar presentes porque é assim que acontece. A gente deve se indignar, deve falar sobre o quanto aquilo é ruim, é grave, mas não julgar a história por ela conter isso. O contexto em que qualquer livro foi escrito deve ser levado em consideração.
Você pode sim, não gostar do livro. Seja pela trama, pelo tema, pela escrita, por personagens que não cativam, mas nunca julgue pela cultura. Nunca perca de vista o contexto, inclusive você pode aproveitar, pesquisar e aprender como determinado povo enxerga e vive a vida. Você pode e deve não concordar com muitas situações que ainda são vividas, mas se lembrar que ainda é assim e que uma cultura inteira não se muda da noite para o dia ou pelo simples fato de acharmos algo errado.
E se você ainda não leu algum livro de cultura totalmente diferente da nossa, tá esperando o quê? Leiam e expandam o conhecimento, além de ter uma vasta gama de livros com histórias incríveis pra desbravar, você irá ganhar conhecimentos únicos. E se você já leu, quer deixar alguma indicação?
0 Comentarios