[RESENHA] A metamorfose | Franz Kafka

Gregor Samsa é um caixeiro viajante. Ele é quem mantém toda a família com sua renda neste trabalho. Mas um dia, quando desperta de um sono inquieto repara que algo não está normal. Seu corpo humano agora está metamorfoseado em um inseto. E agora, como levantar e seguir a vida? 

Obviamente essa situação é espantosa, tanto para Gregor, quanto para seus familiares quando o enxergam. Como lidar com uma situação como essa e como a família irá sobreviver e se manter mediante essa situação inusitada. 

Publicado pela primeira vez em 1915, esse clássico nos traz uma história estranha, mas que carrega muitas mensagens por traz. Carregado de metáforas, cada leitor vai entender e compreender da sua forma as reflexões que podem ser retiradas dele. A todo momento durante essa leitura, uma situação familiar me passou pela cabeça e, tenho certeza, vocês também conseguirão associar algum dilema, seja da própria família ou de amigos, conhecidos.

Uma vez que Gregor não era compreendido, ninguém – nem mesmo a irmã – pensava que ele pudesse compreender os outros (...)

Por muito tempo esse livro figurou a lista de clássicos que gostaria de conhecer, mas ficava com a sensação de que seria uma trama complicada de entender ou que a linguagem poderia ser um problema, mas nenhuma das coisas aconteceu. O livro é curto e de linguagem e narrativa fáceis. Um livro de inúmeras interpretações, em que cada leitor pode tirar suas próprias reflexões. 

Kafka teve uma sacada incrível ao trazer uma metáfora como essa, porque a premissa nunca me prepararia para o que senti quando a leitura acabou. Fiquei triste no final com tudo que o livro me fez pensar. Eu poderia dizer sobre o que refleti, mas quero que quem esteja lendo essa resenha, não fique com as minhas impressões pessoais e sim, que consiga refletir com as suas experiências de vida. 

Para você que, assim como eu, tem medo desse livro, se amedronta pelo clássico, lhes digo que podem entrar sem medo na leitura. E vale ressaltar o trabalho belíssimo dessa edição do Grupo Planeta, pelo selo Planeta Minotauro. 

Autor: Franz Kafka
Editora: Planeta Minotauro
Páginas: 144
Ano da edição: 2019

NOTA: 4,5🌟


1 Comentarios

  1. Depois de muitos anos resolvi enfrentar a leitura desse livro, que pelos mesmos motivos que você, me amedrontava e me faziam desistir. Que pena que demorei tanto.

    ResponderExcluir

Follow Me On Instagram