[DICA DE LEITURA] Kindred: Laços de sangue | Octavia E. Butler



Mais uma indicação para o mês da Consciência Negra. Fiz a leitura de Kindred esse ano e essa é uma leitura dura, que causa angústia, que nos faz refletir de uma forma enorme. É um romance histórico com ficção científica, ideal para quem não tem tanta intimidade com o gênero, porque traz a ficção de forma bem simples e com uma trama de arrasar qualquer coração.

Dana é uma mulher negra de 26 anos, em Los Angeles, no ano de 1976. Mas quando tudo vai bem em sua mudança para a casa nova, começam a acontecer viagens no tempo com ela. De repente sua casa e marido somem e ela se vê em uma fazenda de Maryland, na época de pré Guerra-Civil. Em uma época de escravidão. 

Não sabia que as pessoas podiam ser condicionadas com tanta facilidade a aceitar a escravidão.

Ela não tem controle sobre suas viagens no tempo, mas vai precisar lutar para sobreviver no tempo que passa na fazenda. Uma negra no meio da escravidão? Como sobreviver a isso? E são essas viagens que angustia o leitor durante a leitura. Dana vai precisar ser forte como nunca imaginou. 

Essa é uma leitura que arrebata o coração. É de leitura fácil pela narrativa de Octavia, mas de uma dificuldade enorme para os nossos sentimentos. É impossível ler e não refletir sobre o racismo e sobre como a escravidão foi brutal. 

Então, por algum motivo, me distraí com um dos livros de Kevin sobre a Segunda Guerra Mundial – um livro com memórias de sobreviventes de campos de concentração. Histórias de surras, fome, sujeira, doença, tortura e todo tipo de degradação. Como se os alemães tentassem fazer em apenas um ano o que os americanos praticaram por quase duzentos anos.

Lançado em 1979, ainda hoje nos traz o que pensar. Leiam Kindred! Leiam Octavia E. Butler. 

0 Comentarios

Follow Me On Instagram