[Resenha] Do que estamos falando quando falamos em estupro


Sohaila Abdulali nasceu na Índia, onde ser mulher é ainda mais complicado. Aos 17 anos, quando passeava no alto de uma montanha na companhia de um amigo, tiveram seu caminho interceptado por 3 homens que atacaram os dois e estupraram Sohaila. 

Anos se passaram e a jovem teve que aprender a lidar com o trauma e superar os fantasmas do passado. Hoje, Sohaila, que sempre usou sua voz como mecanismo de salvação, a usa para dar voz e auxílio para vítimas desse crime tão bárbaro. 

Às vezes acho que consideramos os maus hábitos à mesa uma quebra de protocolo mais grave do que forçar um objeto qualquer pelo orifício do corpo de outra pessoa.

Eu sempre vi o estupro como um crime cruel e por ser mulher, o medo de sofrer com ele é constante. Apesar de não acontecer apenas com o sexo feminino, sabemos que somos as maiores vítimas dele. Sohaila, apesar de trazer uma temática tão forte nesse livro, tem uma escrita fácil e simples. Mas apesar da narrativa fácil, o assunto é difícil de engolir. 

O livro não foca tanto na violência em si do ato. Mas traz várias histórias que nos fazem refletir em como precisamos falar sobre isso. Refletir que nenhum vítima irá reagir igual a outra, de que o estupro não define a vida de alguém e Sohaila é a prova. E de que NUNCA a vítima será a CULPADA. 

O livro também fala bastante dos estupros causados por familiares, conhecidos, que são os tipos de estupro mais recorrentes. Fala sobre o estupro marital, que às vezes está acontecendo e quem sofre, acredita ser normal dentro de um casamento. 

As palavras são inimigas da impunidade. São elas que podem trazer uma mudança real.

Esse é o tipo de livro que eu acho que todo mundo deveria ler. É um crime bárbaro que infelizmente, ronda a sociedade e faz vítimas de qualquer idade, cor, lugar. 

Agradeço ao Grupo Autêntica que ofereceu esse livro, mesmo para os que não tem a parceria com este selo, meu caso e por eles perceberem o quanto é importante que todos conheçam essa obra. 


Ficha Técnica

Autora: Sohaila Abdulali
Editora: Vestígio
Ano: 2019
Páginas: 256

NOTA: 5 / 5 🌟




1 Comentarios

  1. Otima resenha!!! Realmente é um assunto dificil de engoli. Nao entendo qual o motivo de fazer essa violencia com o proximo, qual a necessidade sabe? É algo nojento. doentio. Com certeza se eu tiver a oportunidade de ler esse livro, vou ler.

    @oquebrubstalendo - Instagram

    ResponderExcluir

Follow Me On Instagram