[Resenha] Minhas três primaveras


Não se engane pela capa bonitinha e delicada, a história por trás dela é forte e pesada. Uma mulher que sofre a sua vida inteira sendo tratada das maneiras mais cruéis, seja pelos homens que aparecem em sua vida e até mesmo pela sua família que é extremamente conservadora. 

Luz é uma jovem bonita, atrevida e cheia de vida. Com 19 anos ela se apaixona por Enrico e logo eles se casam, mas a vida matrimonial não tem um dia sequer de felicidade para essa moça. Na lua de mel ela descobre a verdadeira face do homem que lhe jurou amor. 

Enrico é um homem brutal, que não aceita nada além de uma mulher que não seja a submissão e prometeu ao pai que ao casar, a jovem mulher seria domada, assim como ele viu a sua mãe ser. Luz é agredida, mantida presa e destruída psicologicamente por esse homem. 

Eu era uma mulher adulta, mas haviam coisas que me faziam chorar feito uma criança.

Mas ela se vê fora de suas garras. Sobrevive às torturas carregando marcas que não sabe se serão cicatrizadas. O tempo passa e Luz tenta ser feliz com outra pessoa, mas ela não sabe as surpresas que o passar dos anos ainda irá lhe proporcionar. Luz ainda vai sofrer muito e de maneiras que são inimagináveis. 

Esse livro é baseado em uma história real e é triste pensar que alguém pode sofrer tanto assim na vida real, mas infelizmente a gente sabe que muitas mulheres passam coisas terríveis na mão de homens e como mulheres são julgadas sempre, mesmo quando ela é a vítima. Esse livro retrata o que é visto na sociedade da época 80/90, mas como essa realidade não está tão diferente assim hoje. 

Mas enquanto meu coração pulsasse, eu iria lutar por minha liberdade.

Senti as dores de Luz, as aflições dela e a sua bravura também. Gostaria de ter podido abraçá-la em alguns momentos. Em outros tantos personagens eu fiquei com vontade que sumissem de tão odiosos que são. O livro tem uma boa escrita, fluída e que nos toca. Mas apesar de tudo isso, os muitos acontecimentos que acabam surgindo no decorrer da trama não me agradaram de todo e fez que ao final do livro eu me sentisse cansada de tantas e tantas situações que tiveram. 

Sei que a história real realmente teve muitos fatos, mas na leitura isso me cansou. Aconteceu tanta coisa com uma só personagem, tanto no passado quanto no futuro que a trama começou a se desgastar aos meus olhos. Acho que é muito meu gosto pessoal, já que esse tipo de coisa nas tramas me incomoda até mesmo em filmes ou novelas. 

Não tenha vergonha das suas marcas, elas são provas de que você esteve em uma guerra e sobreviveu a ela.

Mas o livro, no seu final passa uma mensagem linda e a homenagem que a autora queria passar à todas as mulheres que sofreram ou sofrem agressões, foi passada de forma clara. Eu recomendo o livro porque apesar de não ter funcionado totalmente pra mim, sei que ele irá tocar as pessoas. Tem avaliações ótimas e sei que para outros tipos de leitores essas tantas reviravoltas irão ser boas. 

PS: O livro tem a recomendação de leitura para maiores de 18 anos. Contém cenas e linguajar forte. 
Ficha técnica
Autora: R. Christiny
Editora: Independente 
Ano: 2018
Páginas ebook: 707
NOTA: 3,5 / 5 ⭐


0 Comentarios

Follow Me On Instagram