[Resenha] O corpo dela e outras farras



Carmen Maria Machado nos traz uma coletânea de oito contos que viajam entre horror, ficção científica, fantasia, distopia e todos eles trazem a mulher no papel central e discutem temas que cercam o universo feminino.

Chocante pode ser uma palavra para definir esse livro. Já no primeiro conto, 'O ponto do marido', terminei a leitura de queixo caído. Esse conto em particular nos traz no central, o machismo. Os "horrores" escritos por Carmen nos chocam pelo quão real contém mesclado com o fantasioso. 

Você nunca vive com uma mulher, vive dentro dela, ouvi meu pai dizer ao meu irmão uma vez e, de fato, era como se, ao se olhar no espelho, você estivesse se vendo por trás dos olhos de contornos grossos dela.

Muitos contos trazem mulheres lésbicas e mostram o abismo que é possível encontrar entre masculino e feminino. A sexualidade é frequentemente lida nas páginas. Sexualidade e sentimentalismo se misturam dando aos contos um quê a mais. 

As angústias sofridas pelas mulheres é retratada de forma ácida. Problemas como distúrbios alimentares são abordados e os contos que trouxeram essa temática, como 'Mulheres de verdade têm corpos' e 'Oito bocados' foram dos que mais me tocaram mesmo que eu nunca tenha passado por isso. Carmen, soube tocar o âmago das questões e nos inserir no seu Black Mirror Feminista.


Acredito num mundo onde coisas impossíveis acontecem. Onde o amor pode sobrepujar a brutalidade, pode neutralizá-la, como se nunca tivesse existido, ou transformá-la em algo novo e mais bonito. Onde o amor pode sobrepujar a natureza.

Um livro crítico, político. Quebrando assuntos que ainda hoje são tabus. Carmen dá tapas na cara da sociedade sem dó nem piedade. Poético e arrebatador. Aquele tipo de livro que choca a "família tradicional brasileira" e que nos tira do lugar confortável.

Livro escrito por uma mulher para mulheres. Narrados por mulheres. Assuntos relevantes no mundo feminino. Um livro imensamente reflexivo. 


Autora: Carmen Maria Machado
Editora: Planeta Minotauro 
Ano: 2018
Páginas: 240

NOTA: 4,5 / 5 🌟



0 Comentarios

Follow Me On Instagram