[Resenha] Sem-cerimônia e outros contos

Uma coletânea de contos escritos ao longo de um ano e meio, em diversas fases da vida. Sabemos que de um dia pro outro já não somos os mesmos e claro, os contos contam com a variação do autor em seu humor e em seus dias.
Ficha técnica
Autor: Carlos Castagnari
Editora: Chiado
Ano: 2018
Páginas: 508
Eu preciso dizer que acho bem difícil escrever resenha de livros de contos porque cada um deles traz uma trama e isso dificulta em que eu me aprofunde escrevendo sobre alguma história, né? Vou dar um geral sobre os contos e a escrita do Carlos. 

Não espere contos fofos aqui, não. Alguns me deram sustos com os seus finais, confesso. A gente tem sempre mania de dar uma julgadinha pela capa e acabei sendo surpreendida, positivamente. Alguns contos carregam uma carga de sentimentos bem forte e intensa e que nos trazem reflexões para a vida. 

(...) A existência carrega consigo um preço e, às vezes, depois de pagá-lo à exaustão, a única saída é a morte - o nada como destino para o nada que foi sua experiência neste mundo. 
(Trecho do conto 'O peixe')

A maioria dos contos são bem curtos, alguns passam de uma página, mas são todos muitos fáceis de ler ou nem tão fáceis assim, já que os sentimentos impressos no papel, às vezes, saltam tanto das páginas que te possuem e te transmitem todo peso ali colocado.

Todos os contos são muito fortes, mesmo aqueles mais curtos, de poucas linhas. É inegável os sentimentos postos pelo autor em cada linha desse livro. Com formas poéticas, os contos trazem nossos sentimentos à tona, assim como provavelmente os do Carlos vieram.

O sangue é da cor da guerra, da mais fértil das terras. É a cor que vemos quando descobrimos que somos mortais, quando atinamos para o fato de que somos todos iguais.(Trecho do conto 'Sangue')

Não sou muito de beber, mas recomendo esse livro com um bom vinho ao lado e que se deixem ser possuídos pelas palavras tão poéticas do autor. Mais uma obra nacional que me cativou e que recomendo que leiam.

NOTA: 4,3/5 🌟



0 Comentarios

Follow Me On Instagram