[Resenha] O grande Gatsby

O livro se passa na década de 1920 e retrata a sociedade americana da época. Lemos a estória com a narração do personagem Nick Carraway, que quando se muda não imagina o que acontecerá na sua vida por causa de um "simples" vizinho.
Ficha técnica
Autor: F. Scott Fitzgerald
Editora: Tordesilhas
Ano: 2013
Páginas: 288
Nick se muda. Ao lado de sua casa há uma enorme mansão. Dia e noite sempre movimentada, cheia de atividades e pessoas que chegam e saem. Claro que isso chama atenção e Nick passa a olhar e tentar saber mais sobre o que há naquela mansão. 

Os amigos de Nick, geralmente conhecem o vizinho dono da casa ao lado. Seu nome é Gatsby e parece que todos o conhecem e em algum momento visitam as suas festas, que Nick consegue observar de onde vive. 

Gatsby tem tanto dinheiro e dá tantas festas, mas de onde ele veio e qual a sua real história de vida, ninguém sabe. E quando Nick recebe o convite para uma das festas ao lado, se espanta, mas vai até lá e assim, conhece o tão falado Jay Gatsby. 

— Sempre que tiver vontade de criticar alguém – recomendou-me –, lembre primeiro que nem todas as pessoas tiveram as vantagens que você teve. 

Inesperadamente eles se tornam amigos e Gatsby conta sua história a Nick, mas dá pra acreditar em tudo que ele diz? Gatsby realmente fez sua fortuna e sua mansão por amor a uma outra conhecida de Nick? E essa história de amor vai dar certo, já que agora essa mulher é casada? Gatsby vai alcançar a felicidade almejada?

A narrativa de Fritzgerald é ótima e no meu caso, correu super fluidamente. Fico grata por ter resolvido ler este clássico e por a trama, que mesmo curta, ter conseguido me trazer surpresas. Fritzgerald deu uma pitada de romance a um livro que na verdade fala sobre muito mais. 

Tragédia, solidão, traições... tudo isso há nesse pequeno livro. O livro traz a vida um tanto supérflua de uma geração que era assim mesmo. Personagens fortes e que nos causam diferentes sentimentos, mas que eu gostaria que tivessem sido mais aprofundados. O livro e os personagens nos deixam aquele gostinho de "quero mais".  

NOTA: 4,5/5 🌟

0 Comentarios

Follow Me On Instagram