[Resenha] O tatuador de Auschwitz

Uma história de amor nascida em meio aos horrores de um campo de concentração. É nesse cenário que lemos e nos emocionamos com esse livro, baseado em uma história real de como o amor supera até mesmo aquilo que parece impossível. 
Ficha técnica
Autora: Heather Morris
Editora: Planeta
Ano: 2018
Páginas: 240

Acompanhamos a ida de Lale até o campo de concentração. Ele não sabe para onde vai e nem o que será feito dele, mas tem fé de que deve manter-se obediente e assim, vai conseguir passar por isso e ainda voltar à sua família. Foi por eles que Lale se prontificou a ir, sem saber quando e se voltaria para casa. 

Chegando lá, descobre que vai viver em condições de miséria, sendo tratado como escravo. Quando chega é tatuado com o número 32407 e é assim que ele é visto pelos alemães que dominam tudo, apenas mais um número com o qual lidar. 

Lale é um jovem que faz tudo que precisa para seguir vivendo e quando menos espera, vira então o tatuador, aquele encarregado de tatuar os prisioneiros que chegam, assim como foi tatuado. A tarefa não é fácil, mas ele sabe que se não for ele, pode ser outro sem tato pra isso. Com essa posição ele também consegue uma provisão maior de comida, que ele não deve, mas dividi com quem pode e necessita mais naquele momento.

O cintilar das estrelas lá em cima não é mais um consolo. Elas apenas o lembram do abismo entre o que a vida pode ser e o que ela é agora.

Porém quando ele tatua a prisioneira 34902, a vida de Lale muda lá dentro. Gita, mexe com ele como nunca alguém fez antes, mesmo naquele lugar cheio de tristeza, morte e horrores. Um amor cresce e assim, eles ganham mais um motivo para seguir vivendo e tendo fé que aquilo acabaria. 

Esse livro, apesar de cenas carregadas de coisas horríveis, que infelizmente aconteciam naqueles locais nos traz uma história linda. O amor, seja ele fraternal, com paixão, nos fortalece de maneiras que nem imaginamos. O amor pode salvar. Uma história de fé, de coragem. Heróis de pequenos atos que mudaram e ajudaram muito. Uma lição. 

Livro favoritado com toda certeza. A escrita de Heather é também maravilhosa e a gente se perde entre as páginas dessa trama trágica e incrível. Uma leitura marcante, que eu recomendo de olhos fechados para qualquer leitor.

NOTA: 5/5 🌟 + 💓


0 Comentarios

Follow Me On Instagram