[Artigo] Quanto uma capa importa?


Uma capa bonita em livros nos atrai, não é mesmo? Mas o quanto uma capa aprazível aos nossos olhos leitores é de fato importante?

Esses dias, navegando pelas minhas redes sociais, que claro, são tomadas por conteúdo literário e por leitores tão vorazes como eu, li um comentário que me deixou surpresa e nem sei se surpresa define bem o que senti. O comentário trazia a seguinte afirmação por parte de um leitor: ele só lê um livro se a capa for bonita.

Fiquei bem espantada com aquilo, escrito assim, de forma direta, sem porém. Como assim, só lê se a capa for bonita? E o conteúdo? E a estória? E a frase mais conhecida por um leitor, não julgue um livro pela capa?

Gente, eu sei, eu mesma já me deixei levar por uma capa bonita. É realmente o primeiro ponto que nos chama atenção quando vamos às bibliotecas, livrarias, sebos e afins, mas uma capa ser tão importante ao ponto de você não ler se a capa não lhe agradar?
Esse comentário me fez questionar se algumas pessoas estão preocupadas com o que vão ler ou apenas com o que irá enfeitar a sua estante. Falo por mim, que já li livros de capas de todas as maneiras e que tem na sua estante capas “feias”, mas o que as páginas por trás daquelas capas me acrescentaram fazem com que a capa sem graça ganhe um enorme significado.

Deixar de ler um livro porque apenas porque a capa não lhe agradou, ao meu ver, é um erro. Capas se tornam meros detalhes quando uma trama nos toca no fundo da alma, quando um personagem é tão cativante que a gente queria era dar um abraço, quando o que está escrito parece pensado na gente.

Um livro é muito mais do que enfeite de estante, muito mais do que um objeto de decoração. Não deixem de ler porque a capa é feia, isso chega a ser uma blasfêmia. 


0 Comentarios

Follow Me On Instagram