[Dicas de leitura] A garota dinamarquesa

Oi, leitores! Para a dica de hoje trago o livro que foi inspirado na história real de Einar Wegener, artista de sucesso que possivelmente foi a primeira pessoa a se submeter a uma cirurgia de mudança de sexo e se tornar Lili Elbe


Einar descobre pertencer ao corpo errado, quando casado com Gerda Wegener, teve um pedido recebido de sua esposa que necessitava de uma substituta para uma de suas modelos que faltara no dia, e apesar da resistência inicial, Einar aceita se vestir de mulher e posar à sua esposa. A partir desse ponto, Einar começa a sentir que não pertence ao corpo certo e que estar naquelas roupas é muito identificador. 

Após a cirurgia houve a anulação do casamento e abandonou legalmente o seu nome de nascimento, adotando Lili Ilse Elvenes, conhecida por Lili Elbe. 

Não posso negar, pode soar estranho, mas me senti bem na maciez das roupas femininas.

A leitura desse livro é muito emocionante e conseguimos sentir todos os tormentos que passam pela cabeça de alguém que descobre ser outra pessoa, que tem a necessidade de ser quem é por dentro. Lili é inspiradora, mesmo com todas as dificuldades que havia em seu caminho, lutou por aquilo que acreditava. Mas o livro não explora somente Lili, mas também as pessoas que a cercam e como lidaram com isso. 

Lili Elbe em 1926
Sinopse: A garota dinamarquesa reconstrói a história de Lily Elbe, talvez a primeira transexual da história a fazer a cirurgia de redesignação sexual (ou “mudança de sexo”). Vivendo até a meia-idade como Einar, um pintor dinamarquês na Europa dos anos 1920 e 1930, ela teve a sorte de contar não apenas com um médico pioneiro, mas com uma mulher brilhante, generosa e apaixonada, sua própria esposa, Greta, para encontrar sua verdadeira identidade. Num momento em que as questões de gênero estão cada vez mais em voga, o aclamado romance de David Ebershoff, que volta às prateleiras com novo projeto gráfico, capa com o pôster do filme e posfácio assinado pelo autor, é um livro delicado e envolvente e uma leitura necessária nos dias atuais.
Se você se interessou pela história também pode assistir ao filme, em 2015 tivemos o lançamento de A garota dinamarquesa nos cinemas, com o ator Eddie Redmayne (que também estrelou Animais Fantásticos e Onde Habitam, da franquia Harry Potter) vivendo o papel de Lili. 


Interessante, né? Eu adorei a leitura e se você for ler, espero que seja tão prazerosa e emocionante quanto foi pra mim ><
Ele é assim, não é? Como posso culpar alguém por ser o que é?


0 Comentarios

Follow Me On Instagram