27 abril 2018

[Dicas] Uma leitura mais produtiva

Olá, meus queridos leitores do blog! Hoje venho trazer uma postagem diferente. Vamos falar de leitura produtiva e como aproveitar ao máximo o que o livro tem a te dar? Bem, eu não sou nenhuma expert no assunto, mas como leitora voraz que sou, acredito que possa dar algumas dicas que talvez ajude vocês a lerem e absorverem melhor...


Se desconecte: Gente, quando eu leio, desligo a minha internet, troco de canal na televisão para algo que não me interesse e também evito ler quando há músicas das quais eu goste tocando. Claro, isso são coisas que me ajudam, mas não quer dizer que vai, também, ajudar vocês. Mas desligar a internet é algo que precisamos aprender a fazer. Leio muito melhor sem nada que possa me tirar a atenção e notificações de celular são ótimas para que desviemos a nossa atenção, né?

Ler o que gosta: Eu leio livros que a mim são agradáveis e isso faz toda diferença nas minhas leituras e em como eu absorvo elas. Quando eu não consigo me conectar muito ao livro, aos personagens, eu deixo a leitura para um outro momento. Sei que muitos não gostam de abandonar leituras, mas eu sinto como se estivesse perdendo de ler algo que me transporte de fato para "outras dimensões" rs

Intercalar gêneros: Outra dica bacana é o intercalamento de gêneros. Geralmente, vou alternando os gêneros literários para não me cansar, entendem? Leio livro pesado, depois um mais divertido, um romance, um clássico, um policial e por aí vai. E pra quem consegue fazer mais de uma leitura ao mesmo tempo, procurem ler coisas distintas entre si, que tem tudo pra rolar melhor.

Post its e marcações de trechos: Eu amo marcar as citações que me marcam mais nos livros, porque sempre que leio uma acabo revisitando e reavivando a minha memória literária. Algumas pessoas preferem escrever em uma agenda, caderno, enfim, mas é uma boa forma da gente reencontrar e lembrar das tramas. Isso também me faz ler com maior atenção, já que não quero perder uma citação marcante. 

Essas são as dicas de hoje e espero que tenham gostado. 😊

Arquivo do blog

Recent

recentposts

Random

randomposts