[Indicando Clássicos] O morro dos ventos uivantes


O morro dos ventos uivantes é o único livro escrito por Emily Brontë e teve a sua publicação em 1847. Apesar de no século 19 o livro ter sofrido várias críticas, nos dias de hoje é um grande clássico da literatura. Tive o prazer de ter lido esse livro que traz personagens detestáveis, mas que a trama não seria tão aclamada se não fosse por eles, acredito. 

Sinopse: Na fazenda chamada Morro dos Ventos Uivantes nasce uma paixão devastadora entre Heathcliff e Catherine, amigos de infância e cruelmente separados pelo destino. Mas a união do casal é mais forte do que qualquer tormenta: um amor proibido que deixará rastros de ira e vingança. "Meu amor por Heathcliff é como uma rocha eterna. Eu sou Heathcliff", diz a apaixonada Cathy.
Algumas curiosidades sobre:

  •  Quando o livro foi lançado, Emily tinha 29 anos. Morreu de tuberculose sem ter ideia de que seu livro se tornaria o que é.
  • O livro foi lançado com pseudônimo masculino.
  • Na Inglaterra, em 1847, ano de lançamento do livro, supunha-se que romances deviam fornecer um alicerce moral e O morro dos ventos uivantes é tudo, menos isto.


Primeira página da primeira edição do livro
O certo é que independente de qualquer polêmica ou qualquer crítica, O morro dos ventos uivantes atravessou séculos e se tornou um grande da literatura mundial.


0 Comentarios

Follow Me On Instagram