Segunda Guerra Mundial em livros


  Oi, amores! Tudo bem? Eu não sei se vocês são tão apaixonados quanto eu, por livros que se passam na Segunda Guerra, mas venho aqui deixar indicações de livros que me fizeram amar mais ainda livros dessa temática. Sempre me emociono e me sinto tocada por eles e pra quem gosta ou pra quem que nunca tenha lido algo do gênero e queira experimentar, então vamos às indicações...


O menino no alto da montanha - John Boyne



 O menino no alto da montanha me surpreendeu bastante quando o li, pois não esperava a história que encontrei nas suas páginas. Vocês conseguem imaginar um menino criado e educado por Adolf Hitler? Pois é a isto que o autor nos apresenta neste exemplar. Por adversidades da vida, Pierrot perde os pais e precisa deixar Paris para viver com a única parente distante que lhe resta. 

 Quando chega em um casarão no alto de uma montanha, onde a partir de agora vai viver com a tia governanta da mansão. A mansão pertence ao Hitler, que aos poucos vai moldando a cabeça do menino à sua maneira. 

 Um livro que traz dramas e transformações. Um menino vai conseguir manter a sua pureza ao lado de um perverso líder? Com essa história bem diferente das que eu já havia conhecido, John Boyne me arrebatou. 


A menina que roubava livros - Markus Zusak 


  Geralmente quando faço listas, A menina que roubava livros está presente. Eu realmente tenho um enorme amor por esse livro. Nessa trama, que também traz algo diferenciado, que é a narração da história pela morte. Sim, a morte narra a história e ao contrário do que se pode imaginar, a gente até simpatiza com ela. 

 Liesel Meminger escapa da morte três vezes e por isso, a morte resolve que vai compartilhar sua história conosco. Também pelos percalços da vida naquela época, Liesel vai viver com uma família que a acolhe, mas a qual ela não conhece e assim a jovenzinha precisa superar essa nova fase da vida, mas antes disso, no velório de seu irmão, a menina encontra o livro 'O manual do coveiro', ao qual se apega e esse é o seu primeiro livro furtado.

 A história desse livro é triste, claro, mas também tocante e envolvente e além de sucesso de vendas, grande parte dos que o leram o tem no topo dos prediletos.


Toda luz que não podemos ver - Anthony Doerr


 Toda luz que não podemos ver é o livro que nos traz os dois lados de uma mesma história. Marie-Laure é uma parisiense, que vive com seu pai. Quando criança, a menina perde a visão e o pai constrói uma miniatura da cidade para que assim, a filha a possa conhecer. Longe dali, na Alemanha, vive Werner junto com a irmã mais nova em um orfanato e nutre uma paixão por rádios, acabando por assim, tornando-se especialista neles. 

 A guerra explode e passamos a acompanhar a saga de ambos pela sobrevivência. Werner como soldado, mesmo não gostando disso e Marie-Laure sem a visão de mundo que nós temos. É quando a história de ambos se entrelaça que o livro chega ao auge da sua emoção.

 Apesar do início da leitura desse livro ter sido mais arrastada, ele foi lindo. Um encanto de leitura que te toca. 

A guerra que salvou a minha vida - Kimberly Bradley


 A guerra que salvou a minha vida mostra que para uma família, apesar de sofrimentos, trouxe algo bom. Ada vive presa em sua casa. A mãe a trata muito mal e tem vergonha da filha, já que esta possui uma deformidade no pé, desde que nasceu. Sofre os maus tratos e vê a vida passar através da janela e através dos relatos que ouve do irmão caçula, que a mãe trata de maneira distinta.

 Ada descobre que estão levando as crianças da capital, Londres, que certamente será a mais afetada nos ataques à Inglaterra, para cidades do interior, até que a guerra acabe e possa se viver sem medo, Assim, junto com seu irmão, ela sai de casa fugindo da mãe e embarcam juntos. Os primeiros tempos em outro ambiente não são fáceis, mas aos poucos isso vai se transformando.

 Um livro que nos mostra que mesmo quando as coisas estão difíceis, seja em que aspecto for, melhora, passa, se transforma. Um livro lindo.


A maleta da Sra. Sinclair - Louise Walters


 Resolvi também colocar esse na listinha porque além de uma história, aqui nos deparamos com duas e em tempos diferentes. Roberta é uma leitora voraz (será que estão falando de mim?) e trabalha em uma livraria. Sua avó vive em um asilo e já não se lembra de muitas coisas, e quando a neta está arrumando seus pertences, encontra uma maleta e dentro dela uma carta, que transporta para muitos anos atrás. 

 A partir desse ponto, as histórias de Roberta e Dorothy se intercalam e acompanhamos duas mulheres vivendo seus segredos, dramas, amores, em épocas diferentes e com oitenta anos entre elas. 

 Um história também encantadora, de descobertas. Descobertas de mentiras e de verdades reveladas, que moldam essa família. Descoberta de quem Dorothy foi e de quem Roberta quer ser. 




  Esses foram os livros que separei pra indicar pra vocês, os quais eu li e amei muito. Se alguém ler algum desses através da minha indicação, volta aqui e me conta como foi a leitura pra você. Adoro compartilhar as minhas, mas também quero saber das experiências dos seguidores e visitantes do blog. Se quiserem ver algum outro tipo de indicação, basta comentar, que se eu me sentir apta pra indicar, o farei ;)

Voltem sempre! 

0 Comentarios

Follow Me On Instagram