Resenha - Harry Potter e a pedra filosofal

Harry Potter e a pedra filosofal, J.k. Rowling
Editora Rocco, 2000





#Sinopse: Em Harry Potter e a Pedra Filosofal, o leitor é apresentado a Harry, filho de Tiago e Lílian Potter, feiticeiros que foram assassinados por um poderosíssimo bruxo, quando ele ainda era um bebê. Com isso, o menino acaba sendo levado para a casa dos tios que nada tinham a ver com o sobrenatural pelo contrário. Até os 10 anos, Harry foi uma espécie de gata borralheira: maltratado pelos tios, herdava roupas velhas do primo gorducho, tinha óculos remendados e era tratado como um estorvo. No dia de seu aniversário de 11 anos, entretanto, ele parece deslizar por um buraco sem fundo, como o de Alice no país das maravilhas, que o conduz a um mundo mágico. Descobre sua verdadeira história e seu destino: ser um aprendiz de feiticeiro até o dia em que terá que enfrentar a pior força do mal, o homem que assassinou seus pais, o terrível Lorde das Trevas. 


"Mas, daquele momento em diante, Hermione Granger tornou-se amiga dos dois. Há coisas que não se pode fazer junto sem acabar gostando um do outro, e derrubar um trasgo montanhês de quase quatro metros de altura é uma dessas coisas."


#Opinião:  Primeiramente, FORA TEMER! Segundamente, nunca é tarde para ler Harry Potter. 

 Eu reli Harry Potter e a pedra filosofal, mais ou menos 8 anos após ter lido a primeira vez e que coisa boa foi reencontrar esse mundo fantástico e esses personagens tão amados que a J. k. nos deu. 

 Em Harry Potter e a pedra filosofal passamos a conhecer o menino Harry, que perdeu seus pais bruxos e quando bebê teve que ser deixado ao cuidado de seus tios, trouxas, como os do mundo bruxo chamam aqueles que não o são. Somos todos trouxas, que tristeza. Harry é criado como um estorvo pela família Dursley, que jamais lhe falou sobre as suas origens verdadeiras. Além de ser tratado como se fosse um empregado pelos tios, ainda tem de aguentar o primo, Duda. Duda como o garoto mimado que é, faz Harry de gato e sapato. 

 Quando está a beira de completar seu décimo primeiro aniversário, Harry recebe uma carta pelo correio, mas antes que possa desvendar o mistério de quem poderia ter lhe mandado, o tio o impede. Há várias tentativas de quem quer que esteja buscando contato, de que o garoto consiga receber a mensagem. Na véspera do aniversário, as cartas chegam aos montes, mas a família foge para um casébre no meio do mar, onde o tio acredita que ninguém poderá os encontrar. Quando o ponteiro vira, a casa é invadida por um enorme homem, que assim, conta a Harry que ele é um bruxo. E não só um bruxo qualquer, mas um famoso. 

 A partir daí, a vida de Harry se transforma da água para o vinho. Um mundo novo se abre para o jovenzinho e logo ele embarca para a escola de magia e bruxaria de Hogwarts. Lá, ele descobre amigos e muitas aventuras vão rolar quando junto com seus amigos, descobre um segredo guardado em Hogwarts. Eles não deviam, mas a curiosidade os leva a aventuras onde até a morte eles podem encontrar. 

 Nesse primeiro volume, pode-se ver a amizade surgindo e como a lealdade se faz presente. Os personagens desse livro são ótimos e adoro o humor que a autora insere de forma sútil, mas que faz da aventura algo mais leve. A leitura flui de maneira fácil e você se vê preso pelas páginas e pelo mundo dos bruxos. 



"Não faz bem viver sonhando e se esquecer de viver, lembre-se." 
(Professor Dumbledore para Harry)


Por Roberta Muniz

2 Comentarios

  1. Não tem como não amar Harry Potter <3
    Eu já perdi a conta de quantas vezes li e reli, é maravilhoso, aquele livro que enche o coração.

    ResponderExcluir
  2. Oi
    Tudo bem?
    Acredita que eu só li "Harry Potter" com 24 anos
    Oi seja., nesse ano.
    Realmente a leitura é bem fluida.Gostei bastante da escrita da J.K nesse primeiro.livro

    Amei a resenha
    Meu mundinho quase perfeito

    ResponderExcluir

Follow Me On Instagram