Resenha - Antes de partir

               


          "Agora que estou morrendo, o céu parece maior. Ou talvez seja eu que me sinto menor. Ou talvez seja só quando se está morrendo, ou não, que a pessoa realmente para a fim de observar a vastidão azul suspensa acima dela, que ela não pode deixar de se sentir irrelevante. Impressionada com o quanto sua vidinha é insignificante na grande escala das coisas."



        Antes de partir - Colleen Oakley

        Editora Bertrand Brasil, 2016.




   Antes de partir nos apresenta á Daisy Richmond, uma mulher com 27 anos que já passou por um câncer aos 23 anos de idade. A partir de então, Daisy sempre comemora o "aniversário" de sua vida livre da doença. Na comemoração de 3 anos livre, ela não recebe uma boa notícia. Seu médico lhe dá a devastadora notícia de que o câncer está de volta e dessa vez bem mais agressivo que antes e que já está espalhado por várias partes do seu corpo. Ela tem apenas 4 ou 6 meses de vida.


 Daisy como a mulher prática que sempre foi, depois de sofrer com a notícia acaba voltando a sua praticidade. Ela é casada com Jack, um veterinário mega desorganizado que está pra concluir sua segunda graduação na área. Os pensamentos dela se voltam diretamente pra ele e em como ele vai sobreviver sem ela, sem alguém que recolha sua pilha de roupas sujas e que lhe possa preparar mais do que um prato de cereais em todas as refeições.

 Antes de partir ela toma a decisão de deixar Jack seguro e com isso ela decidi que precisa encontrar uma mulher perfeita para o marido, para assim ficar em seu lugar. Chega a se tornar uma obsessão. Procura em parques, cafés e por fim em um site de relacionamentos, onde finalmente pensa ter achado a mulher exata.

 Durante uma reunião na escola onde leciona sua melhor amiga, ela acaba descobrindo que Jack e Pamela (a garota da internet) já se conhecem e pra ela isso se torna um sinal.

 Com o avanço da doença e com o passar dos meses, Daisy sofre grandes abalos em seus sentimentos, o que acaba afetando seu relacionamento com Jack e cada vez ela tem mais certeza de que Jack e Pamela nutrem sentimentos um pelo outro.


 Sofremos juntos com Daisy pela sua doença, pelo seu distanciamento com o amor da sua vida e com sua morte iminente. Acabamos inevitavelmente nos colocando no lugar dos personagens e sentindo o que eles sentem. A história nos pega de jeito, de um jeito duro e forte. Será que ela vai deixar os maus sentimentos ganharem logo quando ela tem tão pouco tempo para viver? E Jack, vai abandonar a esposa que tanto amava logo agora quando ela mais precisa? Como ficarão as pessoas que se importam com ela quando ela enfim partir? Se Daisy persistir com suas atitudes vai acabar afastando todas as pessoas que mais ama nessa hora tão dura.






"Sua raiva é uma dor usando disfarce."






"E que, quando ela riu, seu riso abalou minha convicção de que eu nascera para ser veterinário e me fez pensar que tinha nascido com o único propósito de encontrar maneiras de fazê-la rir novamente."









 Todo livro é muito bem escrito e desenvolvido. A autora soube muito bem envolver e mexer com os sentimentos de quem o lê. Eu me vi naquela situação. Tanto me vi no lugar de quem tem a morte prevista, mas também me vi no lugar de quem sabe que vai perder aquela pessoa querida. Te faz refletir e te faz querer viver. E te faz chorar. Aqueles livros que são tristes e lindos ao mesmo tempo. Que te toca. Me tocou bastante e por isso recomendo sua leitura.



          Até a próxima. Beijos da Beta 😘



1 Comentarios

  1. Guria eu não imaginava que este livro era nesse estilo, acho que vou ler ele pra conferir qual é.

    Beijinhos da Paty ��

    ResponderExcluir

Follow Me On Instagram