LENDO MULHERES EXTRAORDINÁRIAS: AS CRIADORAS E A CRIATURA



Um dos livros que venho lendo nos últimos dias é essa biografia dupla, lançada pela DarkSide, de Mary Shelley e sua mãe, Mary Wollstonecraft. A primeira, famosa por sua obra icônica da literatura mundial, ‘Frankenstein’; uma autora que já tinha toda a minha admiração. E a sua mãe, que lhe inspirou o modo de ver a vida e que teve obras que impactaram uma geração, deixando um legado de luta pelo direito das mulheres, como em ‘Uma reinvindicação dos direitos da mulher’. 


Como amante de Frankenstein e admiradora de sua autora, a parte biográfica de Shelley já me era conhecida, o que de forma alguma me fez sentir menos animada com a leitura. Estou amando rever a história dela dessa forma mais aprofundada e acho que ler em paralelo com a história de Wollstonecraft, deixa tudo ainda melhor. E se eu não era fã de sua mãe antes, agora estou fascinada pela sua luta, pelos seus sonhos e pela força de enfrentar a época machista e lutar por ela mesma, e por todas nós, que viríamos depois. Mary Shelley realmente teve na mãe, uma inspiração única. Certamente, as obras de Wollstonecraft vão ser lidas por aqui, assim que possível. 


A leitura está sendo muito fluida, sem nenhuma dificuldade e às vezes até esqueço que estou lendo uma biografia. Charlotte Gordon foi brilhante na forma intercalada de dispor suas histórias de vida e estou envolvida demais por essa leitura. Recomendo aos fãs de literatura inglesa, pois muitos grandes nomes podem ser encontrados entre essas histórias como William Godwin, Edmund Burke, Thomas Paine, Samuel Taylor Coleridge, Lord Byron, Percy Shelley e Keats. Recomendo aos fãs de história porque os contextos históricos das épocas são muito trabalhados e recomendo a quem gosta de ler sobre feminismo e suas muitas lutas. 


Sei que muitas pessoas não são habituadas a ler biografias, mas recomendo que se abram ao gênero. Tem muitas que a gente nem lembra que são biografias enquanto estamos lendo e adquirimos conhecimentos incríveis, além de conhecer mais profundamente personalidades que já admiramos de alguma forma.


0 Comentarios

Follow Me On Instagram