É minoria, mas eu gosto de ler sobre histórias reais, que sejam não ficção. E em 2020, dentre os que li, cinco ganharam um grande destaque pra mim e compartilho agora com vocês, para quem sabe, inseri-los nas leituras desse ano.
EU SEI PORQUE O PÁSSARO CANTA NA GAIOLA: a autobiografia da Maya Angelou, que conta a sua infância e parte da adolescência, com temas como a segregação racial, o racismo, preconceitos e abuso sexual (podendo ser gatilho para alguns).
O SEGREDO DO MEU TURBANTE: aqui conhecemos a história de Nadia, uma menina que em meio a guerra tem seu rosto deformado por uma bomba, e após perder os homens de sua família, ela decide se passar por menino e assim, prover o sustento da sua família. Esse segredo é uma tensão enorme já que o Afeganistão está sob o poder do Talibã, que impede as mulheres de exercerem inúmeras funções.
ABUSO: a jornalista Ana Paula Araújo traz inúmeros casos de abusos sexuais, estupros realizados em quatro anos de pesquisa. De lugares diversos, de diversas classes sociais, de diversas realidades. Com dados sobre casos do Brasil, é uma leitura bastante informativa, mas com muitas histórias duras de ler. O livro contém muitos gatilhos sobre o tema.
QUARTO DE DESPEJO: o diário de uma mulher preta e favelada, escrito exatamente da forma que ela sabia, com erros gramaticais, mas com uma força e com uma sabedoria única, adquirida das ruas e da vida. Uma vida dura e real, que infelizmente, de muitos brasileiros. Recomendo para todo mundo.
FOME: o livro de Roxane Gay é mais uma autobiografia, onde ela relata o abuso sexual que sofreu e as consequências desse ato em sua vida, em seu corpo. Uma história de uma mulher que queria esconder o corpo, desencadeando distúrbios alimentares. (Gatilhos de abuso sexual e distúrbio alimentar)
JÁ LEU OU TEM INTERESSE EM ALGUM DELES? COSTUMA LER NÃO FICÇÃO?
0 Comentarios