A CULTURA DO ESTUPRO QUE IMPACTA A VIDA DE TODOS NÓS
Ana Paula Araújo (vocês já viram ela no ‘Bom dia, Brasil’) fez uma pesquisa intensa de quatro anos para trazer as informações, entrevistas e panoramas que esse livro contém. Desde vítimas de todos os tipos de abuso, até os culpados pelos crimes. O abuso em suas muitas formas, de várias partes do país e de tantas variadas realidades são aqui apresentados.
O livro não é uma leitura fácil, sobretudo para nós, mulheres, que sofrem com a ameaça de a qualquer momento sofrer algum tipo de assédio e abuso. É um medo constante que assombra o nosso cotidiano, mas que apesar de tão doloroso é uma leitura que carrega reflexões tão necessárias para qualquer pessoa que o ler.
Abusos de pais, padrastos, tios. Abuso infantil. Assédio e abuso sexual por parte de líderes religiosos com suas fiéis, como o emblemático caso de João de Deus. Estupros coletivos, estupro aleatórios. Ejaculação em mulheres no transporte público, passadas de mãos sem consentimento. Abusos que acontecem, infelizmente todos os dias com inúmeras mulheres.
O quanto um crime desse tamanho afeta uma vítima? O que ela leva para a vida adulta quando é abusada na infância? O que leva alguém a usar outra pessoa como se ela fosse um objeto ao seu dispor? Essas e outras tantas são as reflexões a que a jornalista nos leva a fazer. Um tema que precisa ser debatido, que precisa ser pensado.
Eu amei essa leitura por mais difícil que ela possa ser. É impossível não se indignar, se horrorizar e sentir raiva com alguns casos e culpados. Eu só posso imaginar o quão duro foi algumas das entrevistas que a Ana teve de fazer. Ver pelos dados, pelos tratamentos dados às vítimas, o quanto ainda temos pela frente. Ao final, temos uma lista de lugares em que podemos pedir ajuda caso algo aconteça. Um primor de escrita e de leitura.
#PrecisamosFalarSobreAbuso
0 Comentarios