NA HORA DA VIRADA | ANGIE THOMAS


UM LIVRO SOBRE REALIDADE...


Brianna Jackson é uma jovem de 16 anos que sonha em transformar a sua vida. Seu pai foi morto, sua mãe já foi uma viciada em drogas e hoje, a família luta pra sobreviver com o salário da mãe e do irmão, mas sempre com alguma coisa estando em falta. Gás, luz, aluguel, comida, roupas, algo sempre está em situação precária, como sabemos ser a realidade de tantas pessoas pelo mundo.

 

Além desses problemas, a cor da pele e o bairro de onde ela vem trazem ainda mais desafios. Toda a ira de Bri com as questões diárias de racismo, preconceito e precariedade, é transformada em versos. Seu sonho é ser rapper, mas pra isso, muitos desafios vão precisar ser superados.


Minha segunda experiência com a autora e mais uma vez, ela usa do seu espaço pra ampliar a voz dos negros e dos pobres. Ela consegue através de suas palavras imprimir muito bem a realidade. Em junho nós vimos o mundo se comover com a morte de um homem negro pela polícia e aqui, nós lemos o quanto os negros/latinos são perseguidos, simplesmente por serem quem são. 


Outra questão bastante importante que Angie traz nessa trama é a questão do machismo dentro da indústria musical, sobretudo dentro do rap e do hip-hop. Os homens a vêem como uma simples "garotinha" ou como sua mina de ouro, sem se importar com quem de fato ela é e o que ela gostaria de dizer. Os esteriótipos que jogam em cima de mulheres que se posicionam também se fazem presentes. Além disso, Angie consegue trazer a representatividade não só negra como LGBTQ+.


Mas além de todas essas questões tão reflexivas sobre a vida das ruas, Na hora da virada é um livro que fala de sonhos, de prioridades, de lealdades e de nunca desistir daquilo que almejamos. 


Editora: Galera Record

Páginas: 378

Ano da edição: 2019

0 Comentarios

Follow Me On Instagram