Madrid, 1930. Sira Quiroga é uma jovem mulher, costureira. Desde criança aprendeu o ofício com a mãe e trabalham juntas no mesmo ateliê. Sira está noiva de Ignacio, mas podemos sentir que esse amor não é tão forte, é mais um carinho.
Os tempos com a Guerra Civil Espanhola são tensos e ela e a mãe, acabam dispensadas. Ignacio a leva para comprar uma máquina de escrever e é lá, que a primeira reviravolta acontece. Ramiro encanta Sira, e ela larga tudo por ele. Inclusive perde a relação com a mãe, que não o aprova.
E descobri, também, com o mais imenso desgosto, que a qualquer momento e sem causa aparente, tudo aquilo que julgamos estável pode se desajustado, desviar, entortar o rumo e começar a mudar.
💬Eu também não aprovei. Gente, eu juro, que enquanto lia, disse pra Sira se afastar. Eu sabia que não daria certo e que sofrimentos viriam. Após algumas situações, Sira se vê sozinha, abandonada em um país que não é o seu e a partir daí, vai precisar aprender a se virar por si mesma. Aos poucos ela se ergue e tem uma vida novamente. Não vou me estender mais na trama, para não estragar possíveis leituras.
Maria fez um ótimo trabalho com Sira, pois é nítido o quanto a personagem vai precisando aprender a andar sobre as próprias pernas. Sempre dependeu dos outros. Um livro que mostra a evolução de uma personagem, que eu gostei.
— Como sabe?
— Sabendo. As mulheres sabem perfeitamente quando um homem nos olha com interesse ou quando nos vê como uma peça do mobiliário.
A ambientação descrita também é um ponto que vale ser ressaltado. Me sentia na África junto com Sira e aquele povo. Mas em alguns momentos da narrativa, achei muito detalhado, coisa que pessoalmente, não me agrada tanto como leitora, mas isso é bem pessoal mesmo.
Essa foi minha segunda experiência com a autora e digo, que foi melhor que a primeira. Mas entendi que o estilo narrativo da autora apenas não combina com as minhas preferências. Portanto, indico o livro para aqueles que não se importam com muitos detalhamentos. A trama tem uma história boa, com superação, batalha, luta, investigações, mistérios e acho que é um belo conjunto.
Autora: Maria Duenas
Editora: Planeta
Páginas: 480
Ano da edição: 2019
0 Comentarios