No dia 20 de novembro é celebrado o Dia Nacional da Consciência Negra. Essa data é dedicada para que possamos refletir sobre a inserção do negro dentro da nossa sociedade. A data foi escolhida pois é atribuída à morte de Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes negros do país que lutou pela libertação do povo negro perante o sistema escravista.
Pensando nisso, trago a indicação do meu livro favorito, que tem muita reflexão sobre o racismo e as injustiças que pessoas sofrem apenas por terem nascido com determinada cor de pele.
O sol é para todos escrito por Harper Lee, lançado em 1960 e vencedor do prêmio Pulitzer, se tornou um clássico da literatura mundial. O romance é baseado livremente em memórias da autora e eventos ocorridos em cidade próxima a dela, quando a mesma tinha 10 anos de idade.
(…) Se só existe um tipo de gente, por que as pessoas não se entendem? Se são todos iguais, por que se esforçam para desprezar uns aos outros?
Na história Atticus Finch é um advogado e cria seus dois filhos sozinho, Scout e Jem. As crianças tem um ótimo exemplo de pessoa para se guiarem, mas vão entender desde pequenos que injustiças acontecem, sobretudo com pessoas negras. O livro aborda o racismo e nos faz ter muitas reflexões. Inclusive, é leitura obrigatória das escolas nos Estados Unidos. É meu livro favorito e eu acho que todo mundo deveria ler e refletir com essa história.
0 Comentarios