[Resenha] A distância até a cerejeira | Paola Peretti


Ficha técnica

autora: Paola Peretti
editora: Planeta
ano: 2019
páginas: 244
Mafalda tem nove anos de idade, mas ela não é como todas as crianças da sua idade. Mafalda está perdendo a visão por causa de uma doença chamada Stargardt, que causa, como ela chama, uma névoa em seus olhos e que só está piorando. 

Agora, a menina está precisando cada vez mais se adaptar ao pouco que ainda consegue ver e precisará encontrar o que há de mais essencial em sua vida. Mafalda não entende muitas das coisas que os adultos lhe dizem, mas ela está sempre procurando entender a vida. 

Certas notícias deveriam ser dadas sempre com um gato junto para abraçar.

Acompanhamos tudo pelo olhar infantil e ficou impossível a mim, não me apegar a essa menina. O livro é daqueles que aquecem o coração e acabei ele bastante emocionada e feliz. Eu adoro livros em que os protagonistas são crianças, ainda mais por essa que estava perdendo a visão. 


Vale comentar que a autora do livro tem a mesma doença, descoberta há quinze anos atrás. É uma doença que não tem cura e causa a perda progressiva da visão, e eventualmente, a cegueira total. Nota-se muito sentimento dentro das páginas desse livro e acho que é justamente, porque a autora vive o que escreveu.

O amor é sempre uma boa notícia, Mafalda, não se esqueça disso.

A narrativa do livro é simples e leve, flui muito fácil e por ser um livro curto, quando menos percebemos já chegamos no final. Além de Mafalda ser uma personagem incrível e admirável, os demais personagens também são extremamente cativantes, incluindo até mesmo o gato de estimação de nossa protagonista. 

Esse é aquele tipo de história que recomendo para todos, de todas as idades. O livro ideal para presentear amigos queridos e fazer com que o coração deles se encha e aqueça com a pureza de Mafalda. Precisamos de histórias como essa para que possamos manter a nossa esperança, em dias tão pesados que vivemos atualmente. 


1 Comentarios

  1. Oi, Roberta! Tudo bem?

    Ah! Eu amo tanto livros assim <3 Eles deixam o nosso coração quentinho e com muita esperança. Também gosto muito quando a história é narrada sob a perspectiva de uma criança, sempre aprendo bastante com elas. Com certeza irei colocar na minha lista de futuras (e urgentes) leituras haha :) Adorei tudo!

    Beijos
    Cantinho da Escrita

    ResponderExcluir

Follow Me On Instagram