[Variedade] Você sabe o que é um livro híbrido?

Hoje venho lhes trazer uma curiosidade. Aprendi recentemente, nas minhas aulas de Estudos Literários, o termo livro híbrido. Como eu não tinha conhecimento dessa nomenclatura, imaginei que outras pessoas também não e nada melhor do que passar o conhecimento adiante, né?

Pois bem, os chamados livros híbridos são aqueles que trazem ficção e realidade misturadas. Por exemplo, alguns livros sobre o período da Segunda Guerra trazem histórias de ficção, mas como pano de fundo temos esses eventos que realmente fizeram parte da nossa história. Outros períodos de guerra também contam com livros do tipo, que narram uma história ficcional dentro de eventos que são, de fato, verdadeiros. 


Um exemplo é a minha leitura atual 'O diário de Nisha', que conta a história fictícia de uma menina que vive no período em que aconteceu a Partição da Índia, um conflito verídico na história mundial, acontecido no ano de 1947, gerado por disputas religiosas entre os hindus e os muçulmanos. 


Outros exemplos de livros híbridos para que consigam entender o conceito: 'Por quem os sinos dobram' de Ernest Hemingway, que traz uma história de ficção no período da Guerra Civil Espanhola. 'Toda luz que não podemos ver' é outro exemplo, já que narra uma história fictícia com o pano de fundo Segunda Guerra, retratando em partes eventos que realmente aconteceram. 

Esse tipo de literatura é então, chamada híbrida, já que é uma mistura de verdade e ficção. Espero que tenha conseguido deixar claro para vocês, o significado deste conceito.  



2 Comentarios

  1. Nossa, eu tava chamando isso tudo de romance histórico, não sabia dessa nomenclatura. Qual a diferença entre esses dois então?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Então, tem diferença entre eles. O romance histórico precisa que até mesmo os personagens sejam reais. Exemplo o romance 'A casa das sete mulheres', além de narrar a Revolução Farroupilha, traz ainda os personagens que de fato participaram disso. São personagens que realmente fazem parte da história. Romances históricos são aqueles que podemos nos basear nos dados contidos, mesmo que a narrativa seja romanceada, é real.

      Os híbridos são assim considerado, bastando que tenham locais reais e/ou momentos, mas que nem precisam estar certos cem por cento. Eles servem como pano de fundo, mas com toda uma ficção livre.

      Espero ter conseguido sanar a tua dúvida.

      Excluir

Follow Me On Instagram