[Resenha] A gangue dos sonhos | Luca Di Fulvio

Cetta Luminita é uma jovem italiana que sofre um estupro, apesar de toda tentativa de sua mãe em lhe salvar de abusos. Desse estupro um bebê cresce em seu ventre, mas o que podia ter virado repulsa por esse filho, se torna a sua única fonte de resistência e de luta. 


Ficha Técnica

Autor: Luca Di Fulvio
Editora: Vestígio
Ano: 2019
Páginas: 592

Buscando por uma vida melhor decide fugir de casa e ir em busca do sonho americano. Em 1920, muitos imigravam para terra que prometia lhes dar muito mais oportunidades de crescer. Mas para uma mulher, naquela época, as coisas certamente não seriam tão simples e fáceis. 

E de repente riu, esperando que ninguém a ouvisse, porque queria que aquela alegria fosse só sua. Por uma espécie de avareza, por medo de gastá-la.

Cetta precisará ser forte por ela e pelo filho, Christmas. Ao chegar nos Estados Unidos nem tudo sairá como em seus sonhos, mas ela não esmorece e vai tentar dar uma vida digna a seu pequeno filho, dar aquilo que para ela, nunca foi dado.

A primeira parte do livro acompanhamos Cetta, sua chegada, sua adaptação e sua luta por dias melhores e em paralelo, temos capítulos que nos mostram Christmas crescendo, passando de uma criança a um jovem e logo, a um adulto. Já na segunda parte do livro, acompanhamos os dilemas, as escolhas, as dificuldades de Christmas e seu amor por Ruth, uma menina judia que passou por um trauma enorme, mas que por ser de um nível social elevado, não será tão simples viver esse amor.


— Lembra que eles podem ter todo o dinheiro desse mundo, mas não são melhores que você. Quando se sentir envergonhado, imagina eles cagando.

O livro é forte, tem cenas cruéis logo no início, mas que fazem todo sentido para que a trama seja tudo que é. Sofri junto com os personagens e me senti na pele deles. A trama nos traz temas cruéis como estupro, as mulheres sendo tratadas como meros objetos, o racismo, a infância roubada, a divisão de classes sociais. 

Apesar desses temas tensos, o autor escreveu personagens maravilhosos, bem construídos e que fazem, cada um a seu modo, com que possamos refletir. Christmas é carismático e de longe, meu personagem favorito e que será guardado em um lugar especial do meu coração. Recomendo demais a leitura. 



2 Comentarios

  1. Oi , Roberta.
    Estou encantada por esse livro desde que vi ele no instagram de um amigo. Tenho certeza de que iria gostar da leitura e me emocionar também. Gostei das suas palavras e considerações e isso me fez ter ainda mais certeza que vou gostar do livro.

    Bjo
    www.imersaoliteraria.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olha, eu espero muito que tu possa ler esse livro. Me surpreendi com a história e com esses personagens. É uma trama tocante demais.

      Obrigada por esse comentário <3

      Excluir

Follow Me On Instagram